Publicidade
Publicidade

Andy Murray e Juan Martin Del Potro vão para a final de simples do tênis

O britânico Andy Murray vai enfrentar o argentino Juan Martin Del Potro na final do torneio masculino de simples da Rio-2016. Murray defenderá o ouro olímpico obtido em Londres, há quatro anos. A partida decisiva vai ser neste domingo (14), em horário ainda a ser definido.

Murray, que tem 29 anos, conseguiu a vaga na final ao bater Kei Nishikori por 2 sets a 0 (6/1, 6/4) neste sábado (13), sem grandes dificuldades. O japonês foi até empurrado pela torcida na metade do segundo set, mas sofria com os próprios erros mais até do que com a ofensividade do britânico —23 erros não forçados para apenas 13 bolas vencedoras.

Cheng Min/Xinhua
(160813) -- RIO DE JANEIRO, agosto 13, 2016 (Xinhua) -- Andy Murray, de Reino Unido, reacciona durante el partido de tenis individual varonil de semifinal, ante Kei Nishikori, de Japón, en los Juegos Olímpicos de Río de Janeiro 2016, en Río de Janeiro, Brasil, el 13 de agosto de 2016. Andy Murray ganó el encuentro 2-0. (Xinhua/Cheng Min) (jp) (vf)
O britânico Murray comemora vitória sobre o japonês Nishikori na semifinal da Rio-16

Os 80 minutos de tênis valeram pelo último game, um dos melhores destes Jogos, quando Nishikori salvou dois match points. Murray obteve a vantagem em troca memorável de bolas, com um backhand que o deixou sentado no chão. Até então tratado como algoz, o britânico ficou de pé, pediu para a plateia se levantar e foi atendido com entusiasmo.

"Errei muito e não estava bem concentrado. Agora tenho que descansar e ver se consigo me concentrar para amanhã [domingo]. Vai ser uma experiência nova pra mim jogar no dia seguinte de uma derrota", disse Nishikori, sobre a disputa do bronze neste domingo.

Murray, por sua vez, reclamou de cansaço e da programação corrida dos últimos dias. "Vinha de um tie-break e de um jogo de duplas, mas consegui jogar bem, especialmente no saque", afirmou o britânico, que teve 82% de eficiência no fundamento. "Preciso comer e descansar agora", completou.

Ele pode se tornar o primeiro bicampeão olímpico da história do tênis. Nunca um jogador ganhou duas vezes dois títulos de simples. Rafael Nadal, com um ouro em simples (em Pequim-2008) e em duplas no Rio, igualou feito obtido apenas pelo chileno Nicolas Massu e pelas irmãs Serena e Venus Williams. O espanhol, porém, perdeu para o argentino Juan Martin Del Potro e está fora do torneio individual.

FESTA ARGENTINA
O argentino Juan Martín Del Potro, 27, conseguiu a classificação para a final ao vencer o espanhol Rafael Nadal, 30, no tie-break do terceiro set, por 7 a 5.

Após a vitória por 2 sets a 1 (5/7, 6/4 e 7/6), em uma batalha de três horas e oito minutos, a torcida argentina explodiu. Torcedores que saíram do jogo de basquete (vitória contra o Brasil), também no Parque Olímpico, cercaram o estádio de tênis e fizeram a festa. O tenista, por sua vez, foi para os braços do público, assim como havia feito ao derrotar Novak Djokovic na primeira rodada.

Kevin Lamarque/Reuters
Juan Martin Del Potro se emociona após classificação para a final
Juan Martin Del Potro se emociona após classificação para a final

"Foi muito difícil, ele [Nadal] queria muito ganhar o jogo, não desistia nunca, ia até o final em cada ponto", afirmou o argentino.

Apesar da grande diferença entre o ranking dos dois, a atual posição do argentino (141º) não reflete as qualidades do tenista, mas sim uma carreira marcada por contusões sérias e longos afastamentos. Nadal, ex-número 1 do mundo, é o 5º melhor atualmente. Ele foi campeão em duplas ao lado de Marc López nesta sexta. No domingo, disputará o bronze contra o japonês Kei Nishikori.

"Tentei meu melhor, mas joguei contra um dos melhores do mundo e não consegui vencer. A semana para mim já foi muito boa, ouro e semifinal. Eu nem sabia se conseguiria jogar aqui", disse o espanhol.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade