Publicidade
Publicidade

Rio-2016 atrasa pagamento a delegações dos Jogos Paraolímpicos

Em meio a uma crise financeira e sem saber ainda como fechará o orçamento dos Jogos Olímpicos, o Comitê Rio 2016 atrasou o repasse de recursos para diversas delegações que disputarão a Paraolimpíada.

A informação foi revelada pelo site "Inside The Games", que afirmou que a vinda de alguns países está ameaçada. Em entrevista coletiva nesta manhã, os organizadores comentaram o assunto.

A Rio-2016 ainda não entregou os subsídios aos comitês paraolímpicos nacionais que deveriam ser pagos até o final do mês de julho. O dinheiro é usado para transporte, entre outros custos.

John MacDougall/AFP
O diretor de comunicação do Comitê Rio 2016, Mario Andrada
O diretor de comunicação do Comitê Rio 2016, Mario Andrada

"Com alguns problemas de fluxo de caixa, às vezes temos esses contratempos. O que podemos dizer é que pretendemos resolver esse problema ainda nesta segunda-feira [15]", informou Mario Andrada, diretor de comunicação do comitê.

"Estas bolsas são vitais para muitos países pagarem a viagem para os Jogos. Se [eles] não [forem] pagos, eles ameaçam seriamente a participação dos países na Rio-2016", disse o presidente do Comitê Paraolímpico Internacional Xavier Gonzalez ao "Inside The Games".

O governo federal prometeu que faria um repasse de R$ 270 milhões para os Jogos Olímpicos, mas ainda não definiu como a transferência será efetuada.

Ao mesmo tempo, o comitê negocia com empresas públicas o acerto de patrocínios.

Em meio a esse momento de crise financeira, a Justiça concedeu liminar impedindo que qualquer recurso federal entre para os cofres do Rio-2016, até que a organização abra as contas e justifique a necessidade do repasse.

A Rio-2016 afirmou que irá recorrer contra a liminar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade