Publicidade
Publicidade

Bimba elogia baía da Guanabara, mas avisa: 'essas águas limpas não são reais'

O velejador Ricardo Winicki, o Bimba, ficou em 7º lugar na classificação geral na classe RS:X, após ficar em sexto neste domingo (14) na medalha da regata. Ele a disputou sem chances de ir ao pódio.

Bimba afirmou estar satisfeito com o resultado. "Estou muito satisfeito. Estou há 12 anos entre os dez melhores. Sabia que uma medalha era difícil, mas não impossível", disse ele.

Em sua quarta Olimpíada, ele lamentou o fato de a promessa de despoluição da baía de Guanabara não ter sido cumprida. Mas disse que a operação para retirar o lixo flutuante funcionou, sem prejudicar as regatas. Os organizadores usaram 12 embarcações para recolher a sujeira que vêm dos rios da região metropolitana.

"Essas águas limpas não são reais. Daqui a uma semana vai estar tudo sujo de novo. Mas os organizadores estão de parabéns [pela operação para tirar detritos da água]. Tive medo de passar vergonha", disse ele.

Antonio Milena/"Veja"/ NOPP
VELA RICAERDO SANTOS â€" MARINA DA GLORIA RIO DE JANEIRO 14/08/2016 â€" RICAERDO SANTOS 7 COLOCADO NA CATEGORIA RS:X DURANTE OLIMPIADAS DO RIO 2016. FOTO ANTONIO MILENA/VEJA/NOPP ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Ricardo Winicki veleja na Marina da Glória

O Rio havia prometido tratar 80% do esgoto lançado nas águas da baía de Guanabara, mas o nível atual gira em torno de 30%.

RESULTADOS

A velejadora Patrícia Freitas ficou em 8º lugar na classificação geral da classe RS:X feminina. Ela chegou em quarto na regata da medalha, que disputou com remotíssimas chances de conseguir chegar ao pódio.

"Em oitavo ganho o diploma de participação. Era o que eu queria", disse ela.

O velejador Jorge Zarif garantiu uma vaga na regata da medalha da classe finn e tem chances de conseguir o bronze. Para isso, ele precisa de uma combinação de resultados para sair da sexta posição para a terceira, único lugar que consegue atingir para chegar ao pódio. Ele terminou em nono na última regata antes da decisiva.

"Ficar em 4º ou 20º numa Olimpíada é a mesma coisa. Vamos brigar pela medalha", afirmou Zarif.

A dupla Isabel Swan e Samuel Albrecht também conseguiu se classificar para a regata da medalha da classe nacra. Contudo, eles não têm chance de chegar ao pódio. Estão em décimo na classificação geral.

Zarif, Swan e Albrecht disputam na terça-feira (16) a regata da medalha.

As velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão em oitavo na classificação geral. Ainda faltam mais três regatas para definir quem disputa a última prova, marcada para quarta-feira (17).

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade