Publicidade
Publicidade

Vôlei feminino vence clássico contra a Rússia e pega a China nas quartas

A seleção feminina de vôlei venceu a Rússia por 3 sets a 0 (parciais de 25/23, 25/21 e 25/21), neste domingo (14), terminou a primeira fase como líder invicta e, agora, enfrenta a China nas quartas de final, na próxima terça (16), às 22h15.

As brasileiras não sentiram o peso da rivalidade histórica com as russas no Maracanãzinho e conseguiram uma vitória em sets diretos, o que é incomum neste clássico.

Yves Herman/Reuters
2016 Rio Olympics - Women's Preliminary - Pool A Brazil v Russia - Maracanazinho - Rio de Janeiro, Brazil - 14/08/2016. (L-R) Fernanda Rodrigues (BRA) of Brazil, Leia (BRA) of Brazil, Thaisa Menezes (BRA) of Brazil, Natalia (BRA) of Brazil,Dani Lins (BRA) of Brazil and Sheilla (BRA) of Brazil celebrate a point. REUTERS/Yves Herman FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: DBA172
Brasileiras comemoram ponto sobre a Rússia no vôlei

O Brasil viu a oposta Goncharova concentrar a maior parte dos ataques russos e fazer 19 pontos. Mesmo assim, o sistema de bloqueio e defesa funcionou e equilibrou o jogo quando as rivais ameaçavam abrir uma diferença no placar.

O destaque neste aspecto foi a central Thaísa que, além de atuar o tempo todo após recuperar-se de lesão, foi efetiva no bloqueio.

Outra novidade positiva em relação às outras partidas foi a permanência da ponteira Jaqueline em quadra durante quase todo o segundo e o terceiro set inteiro.

Apesar de Fê Garay estar bem no ataque, José Roberto Guimarães colocou Jaqueline em quadra para equilibrar o passe e a recepção do Brasil. Deu certo.

A maior pontuadora do Brasil foi Sheilla, com 18 acertos. Assim como nas quartas de final dos Jogos de Londres-2012, a oposto brasileira foi o grande destaque da partida contra as russas.

Também neste domingo, os EUA venceram a China por 3 a 1. O resultado classificou as americanas em primeiro lugar para as quartas de final na outra chave. Elas enfrentarão o Japão, quarto colocado no Grupo A, na terça (16).

Já as chinesas, quartas colocadas no Grupo B, terão as brasileiras pela frente na fase eliminatória.

Yves Herman/Reuters
2016 Rio Olympics - Women's Preliminary - Pool A Brazil v Russia - Maracanazinho - Rio de Janeiro, Brazil - 14/08/2016. Fernanda Rodrigues (BRA) of Brazil (L) celebrates a point with Thaisa Menezes (BRA) of Brazil (2L), next to Daria Malygina (RUS) of Russia and Elena Ezhova (RUS) of Russia. REUTERS/Yves Herman FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: DBA176
Fe Garay e Thaisa comemoram ponto durante confronto contra a Rússia

Bicampeã olímpica (1984 e 2004), a equipe comandada por Lang Ping não justificou o status de favorita a medalha no Rio, com apenas duas vitórias nestes Jogos.

Campeã da Copa do Mundo de 2015 e prata no Campeonato Mundial de 2014, a China chegou a poupar titulares do time nas finais do Grand Prix deste ano, afim de escondê-lo das rivais. Chegaram no Rio e ainda não o acharam.

Passaram de fase no Grupo A, além de Brasil (1º) e Rússia (2º), a Coreia do Sul (3º) e o Japão (4º). No B, avançaram EUA (1º), Holanda (2º), Sérvia (3º) e China (4º).

Por sorteio, as duas outras partidas das quartas foram definidas: a Rússia encara a Sérvia, e a Holanda enfrenta a Coreia do Sul.

Na semifinal, o vencedor de Brasil e China pega o vencedor de Coreia do Sul e Holanda.

CONFRONTOS

TERÇA (16)
Brasil x China, às 22h15
EUA x Japão, às 16h
Rússia x Sérvia, às 20h
Holanda x Coreia do Sul, às 10h

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade