Publicidade
Publicidade

PF impede embarque de nadadores amigos de Ryan Lochte

A Polícia Civil do Rio pôs em dúvida a queixa de dois nadadores americanos sobre um assalto a mão armada que teriam sofrido no último domingo (14) e conseguiu autorização da Justiça para apreender os passaportes deles e de outros dois colegas de equipe que teriam testemunhado o crime.

Os nadadores Ryan Lochte, 32, Jimmy Feigen, 26, Gunnar Bentz, 20, e Jack Conger, 21, foram os alvos da ação, mas o primeiro, medalha de ouro no revezamento 4 x 200 m nos Jogos do Rio, havia deixado o Brasil na segunda-feira (15), 24 horas antes da decisão judicial.

Bentz e Conger foram impedidos de embarcar de volta para os Estados Unidos na noite desta quarta-feira (17). A dupla teve os seus passaportes apreendidos e foi levada para a delegacia da Polícia Civil no aeroporto internacional do Rio.

Feigen, por sua vez, estaria hospedado em um hotel da zona oeste da cidade.

O inquérito policial começou após Lochte e Feigen prestarem queixa à Polícia Civil, no último domingo.

Segundo eles, os nadadores haviam saído de uma festa no Club France, na Lagoa, por volta das 4h de domingo, e pegado um táxi para voltar à Vila Olímpica, na Barra. Já perto da chegada, teriam sido parados e roubados.

A versão dos nadadores, no entanto, foi colocada em dúvida pelos policiais, que ainda não encontraram evidências do crime e apontaram incongruências nos depoimentos da dupla.

O Ministério Público do Rio solicitou a realização de novas diligências para apurar possível prática do delito de comunicação falsa de crime por parte dos nadadores.

Para tentar evitar que saíssem do país enquanto a investigação não estiver concluída, a Justiça do Rio determinou inicialmente a apreensão dos passaportes de Lochte e de Feigen.

Na manhã desta quarta (17), policiais civis chegaram à Vila Olímpica para cumprir mandados de busca e apreensão determinados pela juíza Keyla Blanc, do Juizado Especial do Torcedor do Rio, na terça (16) à noite.

No local, os investigadores receberam a notícia confirmada horas depois pela Polícia Federal: Ryan Lochte havia deixado o Brasil.

CONTRADIÇÕES

Em seu despacho, a juíza Blanc afirma que há contradições nos depoimentos dos dois nadadores à polícia.

Lochte disse ter sido abordado por um assaltante armado e obrigado a entregar todo o dinheiro que estava com ele, em torno de US$ 400 (cerca de R$ 1,2 mil). Já Feigen afirmou aos policias que o grupo foi abordado por vários assaltantes, mas apenas um deles estava armado.

Também chamou a atenção dos policiais um vídeo divulgado pelo jornal "Daily Mail" que mostra os nadadores voltando tranquilamente para a Vila Olímpica, às 6h56 do domingo.

Segundo a polícia, câmeras do Club France mostram que os nadadores deixaram o local por volta de 5h45.

Segundo Blanc, o comportamento dos americanos registrado em vídeo mostra que "as supostas vítimas chegaram com suas integridades físicas e psicológicas inabaladas, fazendo, inclusive, brincadeiras uns com os outros".

O Comitê Olímpico dos EUA disse estar colaborando com as autoridades.

Na noite desta quarta, a assessoria do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro se restringiu a informar que o órgão está "ciente das reportagens sobre a decisão da Justiça brasileira de reter os passaportes dos atletas americanos envolvidos no incidente".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade