Publicidade
Publicidade

Origem de esportes torna Rio-2016 'mais britânica' do que Londres-2012

O Reino Unido é o país que mais criou esportes entre os que estão presentes nos Jogos Olímpicos. Segundo levantamento da Folha, 16 de um total de 42, ou então 38%, das modalidades em disputa na Rio-2016 foram criadas na Grã-Bretanha.

A quantidade é maior que a de esportes do país em Londres-2012 ou em Tóquio-2020.

O levantamento considera o desenvolvimento das modalidades desde o fim da idade média, no século 11, início da era moderna. A origem dos esportes foi estabelecida com as primeiras competições e/ou o momento no qual as práticas ganharam regras.

O DNA britânico da maioria das modalidades olímpicas é consequência da criação de regras para o rúgbi em 1821, segundo Eliana de Toledo, professora do curso de Ciências do Esporte da Unicamp e doutora em História pela PUC-SP.

"O esporte moderno nasce com a padronização de práticas populares que foram regradas. Era de se esperar que, a partir do rúgbi, isso se tornasse modelo para outros esportes", afirma.

Em Londres-2012, 14 de 39 competições (36%) nasceram no Reino Unido. Golfe e rúgbi, dois filhos da rainha, ainda não integravam a disputa olímpica.

O número também é proporcionalmente superior ao das modalidades que estarão em Tóquio-2020 -34%, 16 de um total de 47.

A maioria de modalidades do Reino Unido também está relacionada com papel que o país desempenhou como potência mundial durante a era moderna, ao fazer a revolução industrial e colonizar outros territórios.

"Nesse contexto, os esportes foram criados para fortalecer um modelo de sociedade, com pessoas disciplinadas, trabalhadoras e obedientes", diz Toledo.

Para esportes como o rúgbi, a origem britânica parece óbvia. Para outros, é menos intuitiva, como o atletismo.

Embora original da Grécia antiga, a prática moderna do esporte está ligada à sua introdução no currículo das escolas públicas britânicas, capitaneada pelo educador Thomas Arnold.

Futebol, badminton e polo aquático são outros que nasceram com o puro sangue da família real britânica.

Para a professora da Unicamp, não há relação, no entanto, entre a quantidade de esportes que criou e o desempenho nos Jogos -a Grã Bretanha está entre os primeiros no quadro de medalhas.

"O sucesso é eco dos investimentos e do planejamento desde que Londres se propôs a ser sede da Olimpíada."

Matthew Childs/Reuters
2016 Rio Olympics - Cycling Track - Victory Ceremony - Men's Team Sprint Victory Ceremony - Rio Olympic Velodrome - Rio de Janeiro, Brazil - 11/08/2016. The teams of New Zealand (NZL), Great Britain (GBR) and France (FRA) pose on the podium. REUTERS/Matthew Childs FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. ORG XMIT: BSP73
Ciclismo de pista foi uma das modalidades em que a Grã-Bretanha foi medalha de ouro na Rio-2016
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade