Publicidade
Publicidade

Polícia do Rio apreende passaportes de membros do Comitê Olímpico da Irlanda

A Polícia Civil do Rio apreendeu os passaportes de seis membros do Comitê Olímpico da Irlanda envolvidos com cambismo de ingressos. Com a medida, os irlandeses ficam impedidos de sair do Brasil.

Também foi cumprido mandado de busca e apreensão para recolher celulares, notebooks, tablets e pendrives, além de ingressos que seriam originalmente entregues a parentes e amigos dos atletas irlandeses, mas estavam em poder dos dirigentes esportivos.

Os mandados começaram a ser cumpridos na manhã deste domingo (21) e vão terminar apenas na segunda-feira. A Polícia Civil não informou, até o momento, quantos documentos e mídias foram efetivamente recolhidos dos investigados.

"Por enquanto, nenhuma informação poderá ser divulgada para não prejudicar o trabalho investigativo", afirmou a Polícia Civil, em nota.

Divulgação
Ingressos da Rio-2016

Os alvos da operação foram William O'Brien, John Delaney e Dermott Heniham, que estão hospedados no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, e Linda O'Riley, Kevin Kilty e Stephen Martin, esses três últimos instalados na Vila dos Atletas.

A decisão da juíza Letícia D'ailto de Moraes Ferreira Michelli, do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos, estabelece ainda que os seis investigados deverão prestar depoimento à Polícia Civil na terça-feira (23).

A operação faz parte da investigação contra um esquema suspeito de venda ilegal de ingressos, que levou à prisão do irlandês Patrick Hickey, 71, integrante do COI (Comitê Olímpico Internacional) e presidente do Comitê Olímpico Irlandês, na última quarta (17).

De acordo com a juíza, Hickey afirmou em depoimento que a revenda de ingressos "partiu de todos os membros do Conselho Executivo do Comitê Olímpico da Irlanda, o qual possui o total de 12 integrantes".

A magistrada justifica a apreensão dos passaportes com a possibilidade dos investigados se desfazerem dos documentos, "bem como de levarem consigo de volta para a Irlanda ao fim dos Jogos Olímpicos os computadores, pen drives, etc., que contêm todas as informações relevantes para a presente investigação".

OUTRO LADO

O Comitê Olímpico da Irlanda confirmou, em nota, a busca e apreensão de passaportes e aparelhos eletrônicos de seus membros. "Nenhuma prisão foi efetuada", ressalta o comunicado.

De acordo com o texto, os policiais solicitaram o comparecimento dos investigados a uma delegacia na terça-feira (23) para prestar depoimento, o que foi aceito pelos membros do comitê irlandês.

O comunicado diz ainda que bilhetes oficiais não utilizados, que haviam sido disponibilizados para famílias e amigos dos atletas, foram recolhidos pela polícia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade