Publicidade
Publicidade

Ventos de até 122 km/h levam Rio a decretar estado de atenção

Fortes ventos atingiram o Rio no fim da tarde deste domingo (21), causando transtornos no tráfego e falta de luz em diversos bairros, incluindo a região do estádio do Maracanã, onde está sendo realizada a cerimônia de encerramento da Olimpíada.

Às 20h25, o município entrou em estágio de atenção, diante "das ocorrências provocadas pelos registros de ventos muito fortes na cidade". Às 20h, em Copacabana, os ventos chegaram a 122,8 quilômetros por hora.
Um trecho da avenida Atlântica foi fechado no fim da tarde e no início da noite, por causa dos riscos às estruturas provisórias construídas para os Jogos. Com o vento, chuva e frio, a via estava praticamente deserta no início da noite, após dias de grande movimento de turistas.

O vendaval derrubou galhos de árvores e deixou diversos pontos da cidade sem luz. Na região do Maracanã, houve registros de falta de luz localizada, inclusive no estádio. Pouco antes do início do espetáculo, corredores que ficam embaixo da arquibancada tiveram uma rápida queda de luz. Os problemas não afetaram, no entanto, a cerimônia de encerramento.

O vento derrubou algumas das barreiras instaladas ao redor do estádio. As entradas E e F do Maracanã foram fechadas logo que começou a chuva, obrigando torcedores que usariam esses acessos a utilizarem o portão D. Por conta da mudança, o público andou mais alguns metros na chuva e enfrentou filas.

Parte do público correu para se abrigar em bares e postos de gasolina das redondezas. Ambulantes aproveitaram a oportunidade para faturar vendendo capas plásticas a R$ 10, cada.

Segundo o Centro de Operações, além da avenida Atlântica, dez ruas foram interditadas parcialmente e uma teve interdição total por causa da queda de galhos.

Na primeira semana dos Jogos, fortes ventos cancelaram competições e provocaram transtornos nas instalações olímpicas. Segundo meteorologistas, a ocorrência de ventanias e ressacas é comum nesta época do ano e está associada à chegada de frentes frias à cidade.

Para esta segunda (22), a previsão é de frio, chuva e ventos moderados a fortes na cidade. A prefeitura decretou feriado para facilitar a saída de atletas e turistas que vieram para a Olimpíada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade