Publicidade
Publicidade

ANÁLISE

Com equilíbrio mundial, ouro não significa novo domínio do vôlei brasileiro

O levantador William lembrou-se de uma frase de Bernardinho ao comentar o significado da medalha de ouro conquistada pela seleção após uma série de vice-campeonatos ao longo dos últimos quatro anos: "O brasileiro não gosta de esporte, gosta de ganhar".

Se estiver mesmo certo, é bom o torcedor entender que o título nos Jogos do Rio, após a vitória contra a Itália por 3 sets a 0, não significa que a equipe vai voltar a dominar o vôlei como fez no primeiro ciclo sob o comando do técnico Bernardinho, que culminou com o ouro na Olimpíada de Atenas, em 2004.

O vôlei hoje está muito mais equilibrado. A França, time sensação das últimas temporadas, caiu na primeira fase, eliminada pelo Brasil em um jogo de "oitavas de final" –o mata-mata olímpico só começa nas quartas, mas os times foram muito mal e tiveram uma partida de vida ou morte já na etapa de classificação.

Argentina, Canadá e Irã, até pouco tempo atrás coadjuvantes do esporte mundial, terminaram em quinto lugar, incomodando os grandes –Estados Unidos, Rússia, Polônia e Itália.

No atual cenário, será difícil que qualquer time domine como o Brasil fez no início do século. A tendência é que mais seleções se revezem no topo do pódio.

O time nacional tem outra característica que colabora para essa situação. É um time operário, muito obediente taticamente e que aprendeu a ser resiliente. Mas não tem uma geração tão fora de série como aquela que tinha Giba, Nalbert, Ricardinho, Gustavo etc.

Que esporte é esse? - Olimpíada - Folha de S.Paulo

RENOVAÇÃO

A renovação ainda está acontecendo. Muitos jogadores desse time são mais velhos, como o levantador William, 37, e o líbero Escadinha, 40 (este já se despedindo da seleção pela segunda vez).

Outros ganharam a chance em uma fase já mais avançada da carreira, como Lipe, 32, um dos destaques da equipe no Rio.

A nova geração ainda precisa de rodagem e testes. E isso vai significar derrotas, críticas, dor e frustração.

O time que ouviu o hino nacional no Maracanãzinho com a medalha de ouro no peito passou por isso. E deixa um legado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade