Publicidade
Publicidade

Com futuro incerto, Bernardinho conduz seleção masculina com mais calma

Bernardinho ensaia um grito à beira da quadra. Serginho olha para ele, sério, faz gesto com a mão pedindo calma, e o treinador se lembra de que é hora de se controlar.

Uma cena comum nos últimos anos. Estranha para quem costuma acompanhar o vôlei. O treinador da seleção continua obsessivo pela excelência, mas mudou a forma de se portar à beira da quadra.

Foi assim, mais quieto e mais aberto, que ele conduziu a seleção de vôlei ao terceiro ouro olímpico, o segundo sob sua batuta. Agora, tem sete pódios em oito edições dos Jogos, seis como técnico.

"Consegui mudar até para evitar pressão maior sobre os jogadores. Por isso tentei ser um Bernardo melhor à beira da quadra", disse ele, que fez conversas particulares com os atletas antes de cada jogo.

A mudança coincide com período conturbado da vida do treinador. Nos últimos quatro anos, o time chegou a quase todas as finais dos torneios que disputou, mas só venceu a Copa dos Campeões-2013.

Enquanto isso, a Confederação Brasileira de Vôlei se via envolvida em denúncias de irregularidades. Ele comprou a briga.

Em 2014, após o vice no Mundial, Bernardinho descobriu e extirpou câncer no rim. Foi um baque. O treinador disse que poderia ser o preço pago pela falta de cuidado com a saúde e a dedicação ao trabalho.

"Vivo o vôlei intensamente. Já errei muito por ser intenso. Sou da emoção e tem coisas que tomo como ofensa pessoal."

Na Olimpíada, Bernardinho trabalhou no time a ideia de que ganharia o ouro quem merecesse mais.

O ouro na Rio-2016 pode ter sido a despedida do treinador da seleção. Há anos ele sofre a pressão das filhas, Júlia, 14, e Vitória, 6, e da mulher Fernanda Venturini, 45, para ficar mais tempo com a família.

Não vai se afastar do vôlei. "Nos próximos 15 dias, não me liguem que não vou atender. Quem quiser me achar, pegue uma bicicleta e vá atrás porque vou pedalar por aí. Preciso pensar na vida. São 23 anos, preciso respirar."

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade