Publicidade
Publicidade

Movimento no aeroporto internacional do Rio aumenta no fim da tarde

A saída de atletas e turistas que vieram ao Rio para a Olimpíada deixou lotado o saguão do Aeroporto do Galeão no fim da tarde desta segunda-feira (22).

Uma fila que com mais de 150 metros de comprimento se formou a partir das 17h para os passageiros acessarem a área de embarque internacional no terminal 2 do aeroporto.

A tendência é de mais filas durante a noite, período com maior concentração de vôos internacionais.

Apesar do tamanho, a fila anda com velocidade e não tira o bom humor dos atletas e visitantes.

"Não é comum ver um aeroporto tão cheio, mas sabemos que é um dia excepcional. As coisas vão indo bem e os atendentes continuam solícitos como em toda a Olimpíada", disse o espanhol Oscar Carrera, 24, atleta de canoagem.

Carrera tambem elogiou o esquema de check in e para despachar a bagagem da própria Vila dos Atletas, onde estava hospedado.

O cardiologista francês Beages Cristian, 70, vai voar para Paris e fez o check in no aeroporto.

"Foi uma fila considerável, mas rápida. Tudo dentro do padrão europeu, que estamos acostumados", disse.

Está segunda-feira (22) é o dia com maior número de pessoas circulando no terminal em toda sua história.

O Galeão também recebe nesta segunda o Airbus A380, maior aeronave comercial do mundo. O avião tem capacidade para 540 passageiros e levará a delegação francesa.

ATLETAS

Mais cedo, o dia seguinte ao encerramento da Olimpíada do Rio começou sem filas para os turistas e integrantes de delegações estrangeiras. Neste fim de tarde, aumentou a concentração de passageiros pelo fato de o número de voos internacionais ser maior no horário da noite.

A ginasta Simone Biles passou pelo saguão nesta manhã rumo ao setor de embarque e foi aplaudida pelos passageiros e funcionários do aeroporto.

De acordo com a assessoria da concessionária responsável pelo Galeão, 85 mil pessoas devem passar ao longo do dia pelos terminais do aeroporto internacional —mais do que o dobro do fluxo diário normal.

Serão 8,7 mil membros das delegações em 114 voos para fora do país.

O movimento estará concentrado no terminal 2, que reúne a maioria das companhias aéreas estrangeiras. Mesmo assim, nesta manhã, as filas são pequenas para o check in.

Atletas e membros de delegação estão concluindo os procedimentos de embarque na própria Vila Olímpica. Ao chegar no aeroporto, eles seguem diretamente para a área de embarque.

A concessionária do aeroporto instalou 65 balcões por três dias dentro do conjunto residencial que abrigou os competidores durante os Jogos.

De lá, já saíram cerca de 36 mil bagagens etiquetadas, que entraram no Galeão em caminhões do correio, diretamente pelo pátio.

A operação também foi facilitada pelo feriado decretado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Há pouco movimento nas principais vias de acesso ao aeroporto, como a Linha Vermelha.

A empresa espera um movimento intenso pelo menos até a próxima quarta-feira.

SANTOS DUMONT

No aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, passageiros enfrentaram problemas no momento do embarque. Dos 72 voos de partida programados até 12h, 27 sofreram atrasos de mais de 30 minutos, segundo a Infraero.

O movimento é grande na área de embarque do aeroporto até o momento, com filas para o check in. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, 26 mil pessoas devem circular nesta segunda no Santos Dumont.

O número é bem superior aos 18 mil registrados, em média, durante os Jogos.

Segundo a Infraero, o mau tempo pode ter ocasionado os atrasos. O aeroporto chegou a operar com auxílio de instrumentos em algumas ocasiões na noite de domingo e nesta manhã.

Um grupo de passageiros que iria pegar um voo da Avianca com destino a São Paulo às 13h foi informado de que o avião fora trocado e que seriam transferidos para um voo com saída às 20h30.

"Eles trocaram a aeronave por uma menor e só quem fez check in no dia anterior conseguiu embarcar. Agora só conseguiram colocar a gente às 20h30. A companhia vai custear um hotel e alimentação", disse o piloto Leonardo Amorim, 29, que pegaria o voo para dar um treinamento em São Paulo.

Já quem fez o check in pela Internet ou por meio de aplicativos não enfrentou muitos problemas. "Levei dois minutos para finalizar todo o processo. Agora é torcer para o vôo não atrasar", afirmou o engenheiro Thiago Dias, 27, que embarcaria para Belo Horizonte nesta tarde.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade