Publicidade
Publicidade

Três dias após fim dos Jogos, ciclovia do Parque Olímpico já está deteriorada

Inaugurada um mês antes do início dos Jogos Olímpicos, a ciclovia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, já está deteriorada. A tinta vermelha usada para marcar a pista descascou e, em alguns pontos, quase desapareceu.

O local mais danificado é o que passa em frente ao Parque Olímpico, um trecho de um quilômetro onde estão as principais arenas dos Jogos.

Neste mesmo trecho, uma das pistas da ciclovia tinha um poste, que precisou ser removido pela prefeitura.

A obra foi executada pelo consórcio Construcap-Copasa e integra a "construção do viário da Barra, com investimento de R$ 567,1 milhões", de acordo com a Secretaria Municipal de Obras.

A tinta começou a descascar no último fim de semana, após as fortes chuvas que caíram no Rio, de acordo com frequentadores da região.

Marcel Merguizo/Folhapress
Ciclista passa pelo poste no meio da ciclovia construída em frente ao complexo aquático Maris Lenk, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Ciclovia do Parque Olímpico no Parque Olímpico da barra da Tijuca

O cozinheiro Mário Nascimento, 29, não pedala na ciclovia, mas passa por ela no caminho para o trabalho.

"Há um mês isso aqui estava bonito, mas parece que foi feito para ficar bom apenas durante a Olimpíada. Obra mal feita dá nisso, não resiste a uma chuva."

A Secretaria Municipal de Obras informou que os reparos na pintura da ciclovia foram iniciados na terça-feira (23) e não têm custos adicionais ao município, pois a obra está no período de garantia.

Para a secretaria, a justificativa para o problema é o "período atípico de chuva que acometeu a cidade".

"Análise feita pelo consórcio Construcap-Copasa apontou como provável causa da falta de aderência da tinta a aplicação do material em ambiente excessivamente úmido", diz nota da secretaria.

A empresária Natália Bezerra, 38, que mora em um condomínio em frente ao parque, criticou a qualidade do serviço feito na ciclovia. "Até parece que não tiveram tempo para fazer a obra", disse.

Procurada pela Folha, a Construcap afirmou que está refazendo a pintura da ciclovia sem custos para a Prefeitura do Rio.

"A Construcap, líder do Consorcio Construcap-Copasa Passeio Olímpico, informa que houve um problema técnico em relação à aderência da tinta utilizada na ciclofaixa. Testes foram realizados pelo fabricante do produto para detectar o motivo da desagregação. Informa ainda que o referido serviço já está sendo refeito sem ônus para a Prefeitura do Rio de Janeiro, conforme garantia contratual", afirmou a empresa em nota.

A Copasa ainda não respondeu à reportagem.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade