Publicidade
Publicidade

Daniel Dias busca 'top 4' da história paraolímpica nos Jogos

O nadador Daniel Dias, 28, é o destaque de um primeiro dia de competições nos Jogos do Rio que promete inúmeras medalhas para o Brasil.

O paulista, detentor de 15 medalhas em Paraolimpíadas (dez ouros), nada as eliminatórias dos 200 m livre da classe S5 pela manhã (11h31) e a provável final da prova à noite (19h59), no Estádio Aquático, dentro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Ele é o atual bicampeão paraolímpico da distância.

Seria o início perfeito para seus ambiciosos objetivos para o evento. Dias deve cair na água para até nove provas, entre compromissos individuais e em revezamentos.

Se obtiver sucesso na empreitada, pulará para 24 pódios e ficará no top 4 dos maiores medalhistas da natação paraolímpica.

A mais laureada é a norte-americana Trischa Zorn (55), e atrás dela vêm a francesa Béatrice Hess e a alemã Claudia Hengst, ambas empatadas com 25. Todas já se aposentaram da natação.

"Já são duas Paraolimpíadas, mas acredito que aqui vai ser diferente de todas", afirmou o nadador, que teve má formação congênita.

Dias teve um início tardio na natação, aos 16 anos, depois de assistir aos Jogos Paraolímpicos de Atenas-2004 e se encantar com os feitos de Clodoaldo Silva, grande nome do país naquela edição.

Apenas quatro anos foram suficientes para que ele brilhasse em Pequim-2008 e, depois, em Londres-2012.

Até hoje ele treina em uma piscina pequena em Bragança Paulista, a 83 km de São Paulo. Isso nunca foi um impeditivo para que sobressaísse em nível internacional.

Em 2009, 2012 e 2016 ele ganhou o Prêmio Laureus, o mais relevante do esporte, como melhor atleta com deficiência do mundo.

OUTROS ESPORTES

Além da natação, o Brasil tentará medalhas em outros esportes de peso: atletismo e judô. Na pista, a primeira láurea nacional pode sair às 10h, com Odair Santos, que disputa os 5.000 m da classe T11 no Engenhão. Outro destaque da delegação, o velocista Alan Fonteles corre as eliminatórias dos 100 m rasos da classe T44 a partir das 17h45.

No tatame, Karla Cardoso, duas vezes medalhista de prata (Atenas e Pequim), tenta novo pódio. Competindo na categoria até 48 kg, ela estreia contra a ucraniana Iuliia Halinska na Arena Carioca 3.

Philippe Desmazes - 21.jul.2013/AFP
Atletismo: o atleta brasileiro Alan Fonteles bate recorde mundial durante corrida dos 200 m classe T43, na final do Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon (França). *** Brazilian athlete Alan Oliviera (L) competes in the men's 200 m T43 final next to US athlete Blake Leeper (R) on July 21, 2013 during of the IPC Athletics World Championships of Lyon at the Rhone Stadium in Venissieux near Lyon, eastern France. Oliviera won the race ahead of Leeper. AFP PHOTO/PHILIPPE DESMAZES ORG XMIT: 825
Alan Fonteles bate o recorde mundial nos 200 m, classe T43, na final do Mundial em Lyon, na França
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade