Segredos do Poder
FHC tomou partido de um dos consórcios no leilão da Telebrás



25/05/1999
Editoria:PRIMEIRA PÁGINA
Página: 1-1


FERNANDO RODRIGUES
enviado especial a Belo Horizonte
ELVIRA LOBATO
em São Paulo

Conversas gravadas em 46 fitas obtidas pela Folha mostram que o presidente Fernando Henrique Cardoso participou de operação para favorecer empresas no leilão da Telebrás, em julho de 98. O governo argumenta que interveio, a seu ver de modo legítimo, para aumentar o valor do leilão. As fitas completam série de gravações captadas por grampo no BNDES, episódio que causou a demissão de quatro altos funcionários por sugerir que houve favorecimento indevido.
FHC autorizou o uso de seu nome para pressionar a Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil, a entrar no consórcio do Banco Opportunity e da italiana Stet, para fazê-lo vencer a disputa pela Tele Norte Leste contra o consórcio Telemar.
O aval foi dado ao então presidente do BNDES, André Lara Resende. Após explicar que a Previ era importante para o consórcio do Opportunity, Lara Resende sugere fazer "certa pressão" e diz: "A idéia é que podemos usá-lo aí para isso". FHC responde: "Não tenha dúvida". O diálogo mostra que a expressão "bomba atômica", que surge em fitas já públicas, significava usar o nome de FHC para pressionar a Previ.
Até aquele momento, o fundo estava negociando sua entrada no Telemar. Acabou associando-se ao grupo do Opportunity, mas a Tele Norte Leste foi arrematada pelo Telemar _cuja participação é chamada de "aventurismo" por FHC em uma das conversas. A vitória do Telemar foi usada pelo governo como prova de que não houve favorecimento. Mas o consórcio só venceu porque disputou sozinho _seu concorrente, o grupo do Opportunity, já havia arrematado a Tele Centro Sul e não poderia disputar outra área.


Leia mais
Como foi a privatização da Telebrás


Prêmio Folha

Segredos do Poder

Conexão Manágua

Mercado de Voto

Educação

Conflito no Líbano

Folha revela como empreiteiras e bancos financiaram o jogo eleitoral

Fotos e documentos derrubam versão oficial do caso PC


Prêmio Folha Categoria Fotografia
Pátria armada
Dia de terror
São Paulo de patins
Tentativa de assalto
PC no IML
Socorro. Polícia
Miragem
Garimpeiros do lixo


Veja todos os vencedores dos anos anteriores
1999

1998

1997

1996

1995

1994

1993


subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.