Colunas

Destaques GLS

11/05/2008

Parada Gay faz acordo com PM para reforçar segurança

TINO MONETTI (interino)

Após diversos relatos de furtos e agressões na edição do ano passado, a Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, no próximo dia 25, anunciou que reforçará a segurança neste ano.

A organização está trabalhando diretamente com a Polícia Militar para que a violência não preocupe os interessados em participar do evento, segundo Alexandre Santos, presidente da APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo).

"Neste ano, nossa prioridade é garantir a segurança dos presentes. Para isso, estamos trabalhando com a PM para que, nesta edição --diferentemente dos anos anteriores-- os policiais possam estar dentro da Parada, no meio do povo, e não de fora, do outro lado da rua", afirma Alexandre.

Daia Oliver/Folha Online
Drag Kaká di Polly é um ícone da Parada Gay de São Paulo
Drag Kaká di Polly é um ícone da Parada Gay de São Paulo

"É claro que em um evento aberto como este, que reúne um número imenso de pessoas, não é possível impedir certas pessoas que possam causar violência. Porém, com um policiamento diferenciado, podemos ao menos prevenir", diz.

Recorde desde 2004

A associação estima o mesmo número de participantes do ano passado: 3,5 milhões (estimativa da ONG). A Parada Gay de São Paulo é a maior do tipo no mundo desde 2004.

São 22 trios confirmados, um a menos do que em 2007. Serão 19 trios de ONGs, um da drag Salete Campari e dois de sites.

Feira

A Feira Cultural GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) não será mais no vale do Anhangabaú, como ocorreu em 2007. O evento, em sua oitava edição, vai acontecer neste ano na pça. da República, no próximo dia 22. No ano passado, a feira reuniu cerca de 150 mil pessoas no Anhangabaú, acima das expectativas dos organizadores (cerca de 100 mil), com tendas de lanches, bebidas, roupas, acessórios, entre outros produtos, além de ONGs ligadas às áreas de saúde e direitos humanos. Houve críticas ao local, como a feita pela drag Salete Campari de que o Anhangabaú não era um lugar de convivência gay. Antes, a feira era realizada no largo do Arouche, local cercado bares e clubes GLS.

Site hermano

O portal gay de notícias AGMagazine, um dos principais da Argentina, foi declarado de "interesse municipal" pela cidade de Rosario, localizada na "província" (Estado) de Santa Fé. O conselho municipal da Prefeitura da cidade, berço da bandeira do país e do icônico Che Guevara, afirmou que a declaração ao site é "por seu trabalho a favor da difusão de informação relacionada a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e trans".

"Este reconhecimento é fruto de um trabalho permanente que fazemos com AGMagazine para informar com objetividade, absoluta verdade e a consciência do que acontece na comunidade... É também o reconhecimento a um grupo de mulheres e homens que colaboram com o veículo desde diversas cidades, não só da Argentina, como do mundo inteiro", afirmou Martín Peretti Scioli, criador e diretor da página.

Inveja de diva

"As pessoas sempre falam que Madonna é a rainha da reinvenção --e ainda que eu a aplauda-- eu não conheço ninguém que tenha se reinventado tanto quanto eu, e criado um sucesso, enorme, monumental, em áreas completamente diferentes da indústria", disse Paula Abdul, jurada do programa "American Idol", ao site da rede norte-americana gay Logo. Enquanto isso, Madonna anuncia a turnê "Sticky & Sweet", dança com Justin, bebe champanhe no palco, beija uma dançarina na França...

Aviso
Começou a contagem regressiva para a 12ª Parada Gay de São Paulo, a maior do mundo, marcada para o próximo dia 25 de maio, na av. Paulista. Para acompanhar a programação voltada ao público GLS neste mês, Destaques GLS deixa de ser semanal e passa a ser diária, até o domingo do evento.

FolhaShop

Digite produto
ou marca