Comentários

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

Comentários de Ministério da Saúde Assessoria de Comunicação
Em 22/09/2009 15h13
Ana Leal,
De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde (16/09), haviam sido confirmados 899 casos de Influenza A (H1N1) no Brasil. Segundo o diretor regional do Departamento de Doenças Infecciosas da Organização Mundial de Saúde, David Mercer, o número de mortes caudadas pela Influenza A (H1N1) no Brasil não indica que a nova gripe é mais fatal aqui do que em outro país. Para ele, um dos fatores que explicam os óbitos registrados no país é a transparência do governo em divulgar os casos. Além disso, cabe destacar que os países adotam periodicidade diferente para atualização dos dados. Estamos à disposição.

Em Gripe suína
4 opiniões
avalie fechar
Em 22/09/2009 15h11
Eugênio Araújo,
É necessário esclarecer que o estabelecido no protocolo é que, caso o médico prescreva o Tamiflu fora do protocolo, ele e a autoridade sanitária local serão co-responsáveis. Não é necessária outra autorização. Além disso, é importante destacar que não há interesse do Ministério da Saúde em omitir informações e dados sobre a doença.
A respeito da comercialização do Tamiflu nos outros países, o Ministério não pode responder sobre as ações implementadas fora do território nacional.

Em Gripe suína
5 opiniões
avalie fechar
Em 22/09/2009 15h00
Augusto Pestana,
Sobre a sua dúvida em relação à validade do Tamiflu, são duas coisas diferentes. Os medicamentos dos quais você está falando fazem parte de um lote específico do Tamiflu que, realmente, teve o prazo de validade prorrogado pela Anvisa até 31 de janeiro de 2010. Entretanto, os demais medicamentos encapsulados, prontos para uso, têm validade até 2012. A matéria-prima tem o prazo estendido até 2016. Continuamos à disposição.

Em Gripe suína
5 opiniões
avalie fechar
Em 21/09/2009 16h40
Juliana Poni,
A orientação sobre a automedicação ainda deve ser seguida, pois essa prática pode acarretar riscos para a saúde. Qualquer medicamento só deve ser tomado após recomendação médica. Estamos à disposição.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 21/09/2009 16h32
Ana Leal,
Não é o Ministério da Saúde que determina quem irá tomar o Tamiflu. Quem prescreve o medicamento é o médico, após avaliação clínica. Sobre a falta de medicamento nas farmácias, já foi explicado que o Ministério não o recolheu. O laboratório fabricante priorizou o envio à saúde pública dos países e não teve condições de suprir a demanda dos estabelecimentos comerciais. A própria Roche ratificou essa informação em nota oficial divulgada em seu site. Continuamos à disposição.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 21/09/2009 16h26
Ana Leal,
O que realmente ocorreu foi uma falha de informações entre a área técnica e a assessoria de comunicação. Estamos assumindo esse erro e divulgando a informação correta sobre a comercialização do Tamiflu. Continuamos à disposição para outras informações.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 21/09/2009 16h16
Ana Leal,
"Ou tem gente se passando por ministério da saúde, ou tempos dois ministério da saúde". Qual o motivo dessa afirmação? Poderia nos explicar? Precisamos saber disso, até para agirmos caso tenha alguém se passando por Ministério da Saúde. Agradecemos a colaboração.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 21/09/2009 16h15
Ana Leal,
O Ministério da Saúde não apagou nenhuma das mensagens postadas neste fórum. Até porque isso não é permitido pelo site. A instituição ratifica todas as respostas dadas e, casos alguma informação tenha sido divulgada com erro, iremos corrigi-la em tempo. Estamos à disposição.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 21/09/2009 12h10
Mônica Medeiros,
A ação da qual falamos já foi, sim, indeferida. A Justiça Federal do Rio de Janeiro rejeitou, no dia 19 de agosto, ação impetrada pela Defensoria Pública da União que contestava a estratégia do Ministério da Saúde para distribuição do Tamiflu. Entretanto, podem ser ações diferentes. A matéria pode ser lida no site do Ministério da Saúde. Estamos à disposição.

Em Gripe suína
2 opiniões
avalie fechar
Em 21/09/2009 12h08
Glória Araújo,
Sobre as vacinas contra a Influenza A (H1N1), o Ministério da Saúde já negociou a compra de 18 milhões de doses. Além disso, o governo utilizará recursos previstos em medida provisória para aquisição de 73 milhões de doses. Do total, 33 milhões serão fabricadas pelo Instituto Butantan. Segundo o diretor regional do Departamento de Doenças Infecciosas da Organização Mundial da Saúde, David Mercer, certamente o Brasil estará numa posição melhor que alguns países porque terá a produção local da vacina. Estamos à disposição.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 21/09/2009 12h04
Augusto Pestana,
Em relação à sua pergunta sobre quais países adotam o mesmo protocolo que o Brasil, informamos que o Ministério da Saúde só responde por suas ações, que estão sempre baseadas nas recomendações da Organização Mundial de Saúde. Não podemos responder pelas ações adotadas nos outros países. Estamos à disposição.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 21/09/2009 12h01
Juliana Poni,
Todas as respostas dadas pelo Ministério da Saúde são baseadas nas informações da área técnica. Houve, sim, um equívoco em relação à comercialização do Tamiflu e estamos assumindo isso para passar a informação correta. O objetivo é esclarecer as dúvidas e deixar a população bem informada sobre essa nova doença. Continuamos à disposição.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 17/09/2009 12h26
Eduardo de Souza,
Complementando suas informações, até o dia 21 de agosto, haviam sido relatados à Organização Mundial de Saúde (OMS) 12 casos de resistência viral ao oseltamivir: quatro no Japão, dois nos Estados Unidos, dois em Hong Kong, um na Dinamarca, um no Canadá, um em Cingapura e um na China.
Cabe esclarecer que o Tamiflu não foi retirado de comercialização. O que ocorreu foi que, como a demanda foi grande, o laboratório fabricante priorizou o envio ao Ministério da Saúde, assim como aos governos de outros países. Dessa forma, não foi possível que a empresa reabastecesse as farmácias. Os estoques voltarão a ser repostos nos estabelecimentos comerciais após suprimento da demanda principal. Estamos à disposição.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 17/09/2009 12h24
João Spigolo N,
Como foi dito para o Eugênio Araújo, o protocolo adotado pelo Ministério da Saúde está de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). É importante ressaltar que o número de casos graves da Influenza A (H1N1) caiu pela quinta semana seguida. O número de notificações na semana entre 06 e 12 de setembro é 65 vezes menor do que o registrado na semana entre 02 e 08 de agosto. Estamos à disposição para outras informações.

Em Gripe suína
2 opiniões
avalie fechar
Em 17/09/2009 12h22
Eugênio Araújo,
Em relação ao uso do Tamiflu, o protocolo adotado pelo Ministério da Saúde foi considerado acertado pelo diretor regional do Departamento de Doenças Infecciosas da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, David Mercer. O antiviral é apropriado para as pessoas de grupos de risco e pessoas com sintomas graves da Influenza A (H1N1). Não deve ser usado como prevenção. É importante que, ao apresentar sintomas da doença, a pessoa procure o serviço de saúde mais próximo. O médico irá avaliar o estado de saúde do paciente e prescreverá o tratamento mais adequado para cada caso. A grande maioria dos casos é leve e tem os sintomas tratados de forma eficaz com outros medicamentos. Continuamos à disposição.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 17/09/2009 12h20
Carlos Silva,
É importante esclarecer que todas as ações do Ministério da Saúde em relação à Influenza A (H1N1) continuam em andamento, mesmo esse tema não estando na mídia. A instituição não pode determinar o que será publicado pelos diversos veículos. De qualquer forma, o Ministério divulga todas as informações, tanto para os meios de comunicação como para a sociedade.

Sobre o acesso ao Tamiflu, o médico irá informar ao paciente onde ele deverá buscar o medicamento. Já foram enviados aos estados mais de 756 mil tratamentos.

Em relação à vacina, o Ministério da Saúde já negociou a compra de 18 milhões de doses. Um milhão chegará até o fim de dezembro, pronta para uso. O restante será produzido no Instituto Butantan. Além disso, foi enviada ao Congresso Nacional uma Medida Provisória para liberação para recurso para aquisição de mais 73 milhões de doses de vacina. Estamos à disposição para outras informações.

Em Gripe suína
sem opinião
avalie fechar
Em 17/09/2009 11h09
Juliana Poni,
É importante esclarecer que houve um desencontro de informações entre a Assessoria de Comunicação e a área técnica em relação à comercialização do Tamiflu. E pedimos desculpas por isso. Dessa forma, a informação correta é que, realmente, o Ministério da Saúde não recolheu os medicamentos das farmácias e nem há proibição da venda. O laboratório fabricante deu prioridade aos pedidos de compra feitos pelo Ministério e pelos governos de outros países e, assim, não houve estoque suficiente para abastecer as farmácias. A própria Roche ratifica essa informação (disponível no site da empresa):
"A Roche reitera seu compromisso com o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e vários governos em todo mundo, para disponibilizar às autoridades o medicamento indicado para o tratamento da gripe A (H1N1). [...]Esta conduta obedece a uma orientação do plano de contingência da própria OMS, que prioriza o abastecimento dos governos em situações de emergência. A Roche, comprometida em atender todos os pedidos do Ministério da Saúde, vem direcionando toda sua produção a ele. Os estoques só voltarão a ser repostos nos estabelecimentos comerciais após suprimento desta necessidade principal".

Em Gripe suína
2 opiniões
avalie fechar
Em 17/09/2009 10h38
Ana Leal,
A Justiça Federal indeferiu todos os pedidos da ação movida pela Defensoria Pública da União contra a estratégia adotada pelo Rio Grande do Sul e pela União no enfrentamento da epidemia de Influenza A (H1N1). A juíza federal Maria Helena Marques de Castro considerou correta a forma de distribuição do Tamiflu executada pela Secretaria Estadual de Saúde tendo como base as orientações do Ministério da Saúde. Continuamos à disposição para outras informações.

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 15/09/2009 19h34
Lahierba Canta

[De acordo com as últimas mortes confirmadas e noticiadas pela imprensa o Brasil tem hoje 845 óbitos causados pelo H1N1. (...)]

O Ministério da Saúde está compilando os dados oficiais das seccretarias de saúde quinzenalmente.
Dessa forma, de acordo com o último boletim, em 02/09, foram confirmadoas 657 óbitos por Influenza A (H1N1) no Brasil.
Vale lembrar que os países, e a própria Organização Mundial de Saúde, atualizam os dados com frequência diferente. Isso pode gerar falhas e conclusões erradas ao comparar os dados.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Em Gripe suína
1 opinião
avalie fechar
Em 15/09/2009 18h49
Mirian Possatto,
Neste lote específico a prorrogação da validade foi aceita pela Anvisa por mais 12 meses. Como informado, o laboratório apresentou estudos técnicos mostrando que o produto mantinha suas características inalteradas pelo prazo de 4 anos. Originalmente, o prazo era de 3 anos.
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Em Gripe suína
2 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

FolhaShop

Digite produto
ou marca