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09/01/2008


Empreendedor troca óleo de carro na casa do cliente

 



Para muitos motoristas, tarefas como trocar o óleo, calibrar os pneus e substituir uma lâmpada queimada no carro são tão adiadas como uma visita ao dentista. Mas o proprietário de um posto de gasolina de Belo Horizonte (MG) encontrou uma forma de resolver o problema. "Fazemos pequenos serviços no domicílio do cliente, na própria garagem", conta Henrique Furtado.

A idéia surgiu porque o posto não tinha estrutura para troca de óleo no local. "Passamos a levar para os clientes um carro com todo o material necessário, um equipamento para sugar o óleo do motor e também um compressor de ar para calibrar os pneus", explica. Segundo Furtado, o serviço não deixa sujeira no local e é feito com segurança.

"Inventar, usar a criatividade para fidelizar o cliente é uma forma de distinção no mercado", afirma Raimundo Alves de Oliveira, gerente executivo do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Minas Gerais (Sindirepa-MG). Segundo ele, quem consegue prestar serviço de qualidade, conquistar a confiança do cliente e se destacar de alguma forma tem mercado aberto.

Oliveira explica que oferecer facilidades como buscar e entregar o carro a ser consertado no local de trabalho ou residência do cliente podem tirar esse cliente da concorrência apenas por uma questão de comodidade e preço. "O consumidor prefere ser fiel a uma oficina quando há confiança e conveniência", explica.

O movimento dos postos e oficinas melhora no período de férias, que movimenta todas as empresas do ramo. "Trata-se de um período de oficinas lotadas", diz Raimundo Oliveira. No posto de Henrique, fora o abastecimento, os serviços têm aumento entre 10% e 15% nos meses de dezembro e janeiro. "Nessa época ninguém tem tempo de cuidar do carro, mas precisa do serviço porque tem que viajar", observa o empresário.

Agência Sebrae

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