Especialistas ligam consumo de fast food a piores notas em
leitura e matemática
Crianças
que comem fast food – incluindo sanduíches, batatas
fritas e pizzas – mais de três vezes por semana
têm piores notas em testes de alfabetização,
segundo pesquisadores da Universidade Vanderbilt, nos Estados
Unidos.
Em pesquisa com mais de 5,5 mil crianças
da escola primária, com idades entre dez e 11 anos,
os especialistas notaram que aquelas que reportavam o consumo
de hambúrgueres e outros tipos de fast food mais de
três vezes semanais pontuaram até 16% pior em
testes de leitura e matemática. Isso ocorria independentemente
de renda dos pais, raça e peso.
“É possível que os tipos de comida servidos
em restaurantes fast food causem dificuldades cognitivas que
resultem em menores pontuações nos testes”,
disse a pesquisadora Kerri Tobin. Porém outra explicação
possível seria a tendência de o consumo desse
tipo de alimento decorrer das piores notas, e não o
contrário – com a ingestão de fast food
resultando em piores pontuações.
Os pesquisadores destacam que os resultados
são significativos, principalmente em um contexto de
crescimento das taxas de obesidade infantil. Algumas escolas
do Reino Unido e Estados Unidos já implementam medidas
para reduzir o problema, como proibir a saída dos alunos
na hora do lanche e almoço, e oferecer um cardápio
mais variado, sem fast food, em suas cantinas.