Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
03/04/2008

Caminhões não poderão circular em área de 100 km2 do Centro

 

da Redação

O prefeito Gilberto Kassab disse, com exclusividade ao Mais São Paulo, que pretende aumentar para 100 km2 a área de proibição para qualquer tipo de caminhão. Ou seja, não poderão circular neste polígono que envolve o centro expandido da capital. A medida pretende facilitar a fiscalização. O rodízio para este tipo de veículo também será mantido.

Leia mais sobre as medidas adotadas pela prefeitura para melhorar o trânsito da cidade de São Paulo:

Alívio no trânsito

Desta vez, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), acertou um dos focos do problema ao propor restrições adicionais à circulação de caminhões e a operações de carga e descarga. À diferença das medidas anunciadas há duas semanas, que iam de pontuais a tímidas, o novo pacote deve ajudar a reduzir os congestionamentos na cidade, ainda que fique muito aquém de uma solução.

A mais impactante das alterações é a ampliação do rodízio para caminhões, cuja área de restrição passará a abarcar também as marginais e a avenida dos Bandeirantes. Até aqui, veículos de carga pesados estavam livres de restrições nessas vias. Espera-se com isso retirar cerca de 40 mil dos 210 mil caminhões que circulam por dia nessas artérias.

Quanto às operações de carga e descarga, a prefeitura decidiu que caminhões pequenos (com até 6,3 m de comprimento e 2,2 m de largura) também terão de submeter-se às restrições. Hoje eles operam livremente em qualquer região da cidade.

O horário de limitação deve ser ampliado. Antes ia das 10h às 20h e agora irá das 5h às 21h. O município estuda ainda aumentar a área abrangida. O polígono de 25 km2 passaria a ter 100 km2, quase todo o centro expandido.

As novas regras para carga e descarga fazem sentido. Como são operações que prejudicam muito a fluidez do tráfego, é razoável que ocorram em horários de menor fluxo. Comerciantes e transportadores se queixam, claro, mas conseguirão adaptar-se à regulamentação. Foi o que ocorreu em várias outras metrópoles do mundo, sem que se constatassem problemas graves de alta de preços.

É preciso apenas estar atento para eventuais efeitos colaterais. Se muitos comerciantes passarem a receber entregas por vans, para fugir do horário noturno, o trânsito pode piorar ainda mais.

O prefeito Gilberto Kassab parece ter se conscientizado de que não se lida com o problema dos congestionamentos sem contrariar interesses. É um avanço a ser saudado.


Editorial da Folha de S.Paulo.

Links relacionados:
Prefeitura anuncia restrição mais ampla a caminhões
Medidas para o trânsito de São Paulo

 

Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
02/04/2008
Prefeitura anuncia restrição mais ampla a caminhões
01/04/2008
Curso para jovens de baixa renda aprova mais de 90% no vestibular
28/03/2008
USP promove curso sobre surfe
27/03/2008
Medidas para o trânsito de São Paulo
20/03/2008 Novos ares
18/03/2008 Descaso prejudica árvores
17/03/2008
Em dia de trânsito recorde, monge budista dá dicas de como controlar o estresse
14/03/2008
Níveis de poluição em São Paulo aumentam ocorrência de doenças cardíacas
12/03/2008
SP vai relançar projeto de carona solidária
11/03/2008
20% dos automóveis em São Paulo são piratas
Mais matérias