Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
09/05/2008

Escolas públicas terão lan house

 

da Redação



As salas de informática das escolas da rede estadual de São Paulo serão transformadas em uma espécie de lan house. A partir da próxima semana será implantado o projeto Acessa Escola que pretende deixar estes espaços aberto permanentemente.

Além de serem usadas para as aulas de informática, as salas ficarão a disposição dos alunos que queira usar os computadores para navegar na internet ou para fazer trabalhos escolares.

Estudantes do ensino médio serão selecionados para atuarem como monitores e receberão uma bolsa de R$340,00 por mês.


Leia mais:
Estado abre laboratórios de informática de escolas estaduais, com 12 mil novos monitores

Secretaria de Educação selecionará 4 mil alunos do Ensino Médio já a partir desta segunda-feira

O governo do Estado lançou ontem, um inovador projeto para manter abertos, durante todo o período de aulas, os laboratórios de informática das escolas estaduais. É o Acessa Escola. Todos os estudantes da rede estadual poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas de informática, e terão auxílio de monitores treinados.

Nesta segunda-feira, 12 de maio, a Secretaria de Estado da Educação e a Fundap abrem inscrições (veja cronograma abaixo) para contratação de 4 mil estagiários, que serão os monitores dos laboratórios, recebendo R$ 340 mensais pelo trabalho. No total, até o fim da implantação, serão selecionados 12.242 estagiários (as 8.242 vagas restantes serão abertas posteriormente). Para se inscrever, o candidato deverá comparecer à secretaria da escola que estuda.

Só poderão concorrer a estes estágios alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais. A seleção será por intermédio de prova objetiva, avaliando raciocínio lógico e familiaridade com informática. Será dada preferência para contratação de alunos da própria escola. No caso de escolas que não tenham candidatos, alunos da escola mais próxima serão chamados, seguindo ordem de classificação.

Além de abrir os laboratórios em período integral e oferecer estágio para 4 mil estudantes e Ensino Médio, o Acessa Escola irá proporcionar capacitação aos adolescentes, que para virar monitores serão treinados em seis módulos sobre informática.

A carga horária de trabalho será de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

"O acesso a computadores e à internet permite a exploração de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, uma melhora para a aprendizagem. Os laboratórios ficarão abertos, à disposição dos estudantes", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O projeto está dividido em três fases, atingindo ao seu final todas as escolas de Ensino Médio do Estado. As 4.000 vagas abertas a partir de segunda-feira serão para as duas fases iniciais, em 1000 escolas. Estes alunos começarão a trabalhar a partir de agosto. Posteriormente serão abertas mais vagas.

O governo do Estado mantém atualmente uma rede de 70 mil computadores distribuídos nas 5.500 escolas (97% das escolas estaduais possuem laboratórios de informática).

"As escolas terão espécies de 'lan houses', mas, claro, com controle. Com os estagiários-monitores, será possível estudar via internet, verificar pesquisas, enfim, agregar valor ao ensinado em sala de aula", diz a secretária Maria Helena.

Cronograma da seleção:
Inscrições
12 a 21 de maio

Prova
22 de junho

Publicação da lista geral dos classificados/credenciados
3 de julho

Convocação para a capacitação do módulo I
15 de julho

O Acessa Escola irá atingir as escolas estaduais de Ensino Médio em três fases: 500 até fim de 2008 (todas na capital), 1.000 até março de 2009 (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista), 3.000 até final de 2009 (outras cidades da Grande São Paulo e interior) e 3.527 até março de 2010 (todo o Estado), com 12.242 alunos como monitores.

As informações são da Secretaria Estadual de Educação.

Áudio dos comentários

   

NOTÍCIAS ANteriores:
06/05/2008
Sírio-Libanês assume direção de dois ambulatórios públicos de SP
05/05/2008
Instituto fará estudo inédito de tratamento do câncer
02/05/2008
Mercado paulistano procura profissionais para trabalhar à noite
01/05/2008 Unicef ouve propostas de crianças e adolescentes para a cidade de São Paulo
28/04/2008
Evento une fantasia e realidade
25/04/2008
Virada Astronômica no Ibirapuera
24/04/2008
Gastronomia se une ao cinema na Virada
22/04/2008 X Congresso Internacional de Cidades Educadoras
21/04/2008 Violência mata 4 mil crianças por ano
18/04/2008 Economia aquecida faz preço de imóvel saltar mais de 70% em SP
Mais matérias