HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

mais são paulo
23/01/2007
Viaduto será point de esportes radicais

 

da Redação

Um dos obstáculos urbanos mais cobiçados pelos aventureiros são as pontes e viadutos de São Paulo. Para saciar a vontade dos esportistas de vencer mais um desafio, e dar vida nova para o viaduto que acaba se tornando um ponto frio e sombrio da cidade, a subprefeitura de Pinheiros transformará a Ponte Ari Torres, localizada no complexo dos Bandeirantes, em local de esportes radicais.

Skate, bike e patins poderão ser praticados em baixo do viaduto, já a parte elevada se torna um ótimo cenário para a escalada de rapel e outras aventuras. A proposta é que vire o primeiro Clube Escola montado debaixo de uma ponte.

Experiências como essa são aplicadas em alguns pontos da capital, promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes carentes. Como é o caso do Anhangabaú, que diversas vezes torna-se espaço para atividades esportivas, culturais e educacionais.

No viaduto do Café, situado na Bela Vista, foi criada uma academia de boxe, pelo ex-pugilista Nilson Garrido, atendendo jovens com o sonho de se tornar lutador. A academia Corasol Nascente tem local e aparelhos improvisados e não cobra nada dos alunos que a freqüentam.

A oficialização do projeto Clube Escola faz parte da comemoração de aniversário de São Paulo, veja mais propostas:

Kassab promete construir mais 15 CEUs

Pacote de obras na área da educação inclui ainda a construção de 70 escolas

Objetivo é acabar com o "turno da fome", em que os estudantes têm aulas entre 11h e 15h; prefeitura anuncia hoje as medidas


Até 2008, 70 novas escolas e cerca de 15 novos CEUs (além dos cinco inaugurados até o início deste ano letivo) serão construídos pela prefeitura. Ainda serão reformados quase 500 colégios municipais e incorporados 247 clubes municipais à rede escolar.

Todas essas novidades serão anunciadas hoje pelo prefeito Gilberto Kassab (PFL), em um pacotão de obras na área da educação. O objetivo principal das obras e reformas é tornar possível a extinção do "turno da fome" (regime no qual os alunos têm aulas entre 11h e 15h) e, assim, ampliar a carga horária.

A construção de CEUs (Centros Educacionais Unificados) é uma bandeira da gestão de Marta Suplicy (PT) que o atual governo, após a posse de José Serra (PSDB), abandonou -com críticas ao projeto, especialmente ao preço de cada unidade, perto de R$ 20 milhões- e que Kassab retomou no ano passado.

O prefeito, que tenta se viabilizar como candidato à reeleição em 2008, aposta na educação como uma de suas bandeiras. A construção de CEUs tem um motivo político, mais até do que educacional: ter base para comparar a sua gestão à de Marta, sua provável e mais forte adversária.

A interlocutores, Kassab tem dito que 21 CEUs, como fez o governo petista, ele também vai construir. Mas que Marta só fez isso na área da educação, e ele terá mais realizações a mostrar -cita, como exemplo, o adicional pago a professores e funcionários que deve ser transformado em aumento.

No pacote a ser anunciado hoje, a prefeitura vai anunciar a ampliação do número de salas de aulas em escolas já existentes e fazer com que todos os alunos da rede municipal permaneçam, no mínimo, cinco horas nos colégios.

Os clubes municipais servirão como apoio para atividades extras, como esportes e artes, mas a maioria precisará, antes, passar por melhorias.

O pacote conta com a participação das secretarias das Finanças, Infra-estrutura, Planejamento, Participação e Parcerias, Esportes e Educação.

"Concretizadas essas metas, vamos poder então atingir esses objetivos em relação ao terceiro turno, em relação à melhor consolidação das condições do funcionalismo na área da educação e do professor e em relação à melhor qualidade do ensino, o que é fundamental para uma cidade que tem 1,1 milhão de alunos na sua rede pública municipal", afirmou ontem o prefeito.

Ontem, as secretarias municipais não comentaram sobre o pacote de obras.

Evandro Spinelli
Daniela Tófoli
Folha de S.Paulo


Pacote de investimento na educação integra a comemoração do aniversário de SP

   

NOTÍCIAS ANteriores:
22/01/2007
Pacote de investimento na educação integra a comemoração do aniversário de SP
19/01/2007
São Paulo ganhará praça musical
18/01/2007 Corinthians contribuirá com a educação
16/01/2007 Saúde andará junto com educação
12/01/2007 Presente de aniversário
11/01/2007
Serra reduz o Escola da Família
09/01/2007
Clube deixará de ser desperdício para virar referência
08/01/2007
Clube Escola: novo conceito de educação
05/01/2007
Barcelona é exemplo para Sampa
04/01/2007
Governador pretende inovar na educação