HOME | NOTÍCIAS  | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

urbanidade
13/07/2005
Programa de Inclusão Sociocultural da Área de Ação Educativa na Pinacoteca

Uma das prioridades da Pinacoteca do Estado de São Paulo é a ampliação das ações educativas voltadas à compreensão das obras de seu acervo, tornando-o cada vez mais acessível aos diferentes públicos. Neste esforço se insere o Programa de Inclusão Sociocultural da Área de Ação Educativa da Pinacoteca, que visa uma maior variedade e abrangência do público visitante do museu, e ao mesmo tempo busca sistematizar processos que democratizem o acesso à Pinacoteca e à sua coleção, e por extensão, à arte. Este Programa visa, assim, promover o acesso aos bens culturais presentes no museu a grupos socialmente marginalizados com pouco ou nenhum contato com instituições culturais, na intenção de contribuir para a promoção de mudanças qualitativas no cotidiano desses grupos e ainda para a formação de novos públicos.

Objetivos gerais do Programa de Inclusão Sociocultural
- diversificar o perfil de visitantes da Pinacoteca e promover o acesso qualificado aos bens culturais presentes na Pinacoteca a uma camada da população desprovida do contato com instituições culturais;
- inserir os participantes no universo do museu, ressaltando suas potencialidades educativas e de exercício da cidadania;
- desenvolver o universo cultural dos participantes, ampliando seu repertório e suas noções de pertencimento cultural;
- promover a aquisição e manejo de conhecimentos e habilidades, que podem ser cognitivos, emocionais ou vivenciais;
- desenvolver a percepção estética e a alfabetização visual dos grupos, subsídio tanto para suas possíveis criações, quanto para o fortalecimento de sua capacidade crítica;
- promover processos de diálogo que estimulem a autoconfiança dos participantes;
- promover a formação de multiplicadores em inclusão sociocultural a partir das experiências educativas realizadas na Pinacoteca.

Público-alvo
Atualmente o Programa atende a uma ampla variedade de grupos, como cooperativas e grupos de artesãos, grupos em situação de rua, moradores de cortiços, jovens de setores populares participantes de projetos socioeducativos, grupos de mulheres vítimas ou em risco de violência doméstica, entre outros.

Procedimentos de trabalho
O processo de trabalho se dá por meio do estabelecimento de parcerias com instituições idôneas, públicas ou privadas, que realizem trabalhos socioeducativos com os públicos-alvo do Programa. A partir destas parcerias, o Programa planeja - em conjunto com as instituições parceiras - uma série de encontros e atividades que venham a responder às demandas de cada grupo e se some àquelas já desenvolvidas pelas instituições de origem. Percebe-se, então, que as ações desenvolvidas pelo museu se concretizam no compartilhamento de um esforço coletivo e continuado rumo à reinserção social dos grupos marginalizados.

Curso de capacitação “Ações multiplicadoras: o museu e a inclusão sociocultural”
Em 2005, a parceria entre o IMPAES – Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social – e o Programa de Inclusão Sociocultural promove iniciativas de capacitação voltadas para educadores e profissionais atuantes em organizações sociais que desenvolvam programas socioeducativos. A iniciativa busca dar subsídios para a elaboração, execução e avaliação de projetos educativos voltados à inclusão sociocultural dos grupos com os quais esses profissionais trabalham, além de potencializar sua atuação baseando-se nas práticas desenvolvidas pela Área de Ação Educativa da Pinacoteca a partir das obras de seu acervo. A capacitação tem como objetivo final a elaboração de um projeto educativo por cada profissional participante, com a possibilidade de acompanhamento de seu desenvolvimento por um semestre, pelos profissionais do programa.

Resultados alcançados
Durante seus 3 anos de atuação, o Programa de Inclusão Sociocultural vêm sistematizando experiências de inclusão junto aos grupos atendidos, podendo apontar como principais resultados alcançados, comuns a vários grupos atendidos, os seguintes:
• desenvolvimento de uma atitude mais especulativa e reflexiva em relação às imagens, inclusive as de autoria do próprio grupo;
• geração de um vínculo afetivo com o museu e com o universo da cultura nele exposta;
• aumento da autoconfiança para emitir opiniões pessoais e expressar-se e melhor compreensão a respeito de suas práticas nas instituições de origem.

Apresentação de exemplos
A título de exemplo das ações já realizadas, podemos citar a parceria desenvolvida com o CEEP – Centro de Educação, Estudos e Pesquisas, atuante junto a grupos em situação de rua na Oficina Boracéa, um albergue da região central que promove formação profissional de jovens e adultos, por meio de cursos de pintura de paredes, costura, jardinagem e azulejaria, motivando-os para a recuperação da escolaridade. A parceria teve como meta despertar a percepção e a análise estética, contribuindo com o processo produtivo e criativo dos grupos atendidos (ver fotos em arquivo anexo).

Outro exemplo é o trabalho que vem se desenvolvendo junto ao “Projeto vídeo: cultura e trabalho”, organizado pelo Centro de Juventude e Educação Continuada da ONG Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação. Este trabalho propõe o desenvolvimento de competências por parte do grupo de jovens em situação de vulnerabilidade participante deste projeto, mais especificamente aquelas que se referem ao desenvolvimento da capacidade de análise crítica de linguagens artísticas e ao acesso a informações que podem contribuir para a qualificação e dinamização de sua produção cultural. Isto se dá pelo desenvolvimento de ações conjuntas voltadas para a ampliação do repertório do grupo e sua construção de capacidades, o que ocorre com a organização de atividades e visitas ao museu que subsidiam e se relacionam com o trabalho desenvolvido em sala de aula (ver fotos em arquivo anexo).

Números de atendimentos
Desde o segundo semestre de 2002, quando os atendimentos do PISC tiveram início, já foram atendidas 1.207 pessoas, ligadas a 22 diferentes organizações sociais, tais como ONGs e outros serviços de assistência social voltadas ao trabalho com grupos em situação de rua, profissionais do sexo, dependentes químicos, moradores de cortiços e ocupações, catadores de resíduos sólidos, grupos de artesãos e jovens e crianças em situação de risco social.
Do total de 83 atendimentos já realizados pelo Programa, 60 o foram na Pinacoteca e os outros 23 nas organizações de origem dos grupos.

   
 
 
 

COLUNAS ANTERIORES
11/07/2005 Solução nota 10
11/07/2005 Lula cria Ministério-Motel
06/07/2005 Sonhos de cemitério
05/07/2005 Escola de diretores: boa idéia do governo Lula
04/07/2005 A corrupção é muito pior do que se imagina
04/07/2005 Já estou com saudades do PT
29/06/2005 Jardim das Jabuticabas
28/06/2005 Médico faz diagnóstico da política
28/06/2005 Não era preconceito. Infelizmente.
26/06/2005 O Brasil está melhor
24/06/2005
Lula está certo