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REFLEXÃO


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urbanidade
13/07/2005
Veja os programas da Ação Educativa na Pinacoteca do Estado de São Paulo

As ações educativas desenvolvidas na Pinacoteca do Estado têm uma longa tradição de qualidade, em épocas nas quais seu pioneirismo ajudou a formar contingentes de público freqüentador de museu ao mesmo tempo em que aqui se formavam grandes profissionais em educação não-formal que ora atuam em outras instituições de arte e cultura.

Desta forma, a implantação da atual Área de Ação Educativa, em 2002, partiu da responsabilidade de reconstruir um pólo ativo de atividades educativas capazes de potencializar a fruição e a compreensão das obras pertencentes ao rico acervo desta instituição a públicos cada vez mais amplos.

A partir de uma pesquisa preliminar que buscou reconhecer o perfil do visitante freqüentador do museu, percebemos as necessidades educativas para este público, mas principalmente reconhecemos aqueles que não participam deste universo.

Assim, as prioridades da Área de Ação Educativa da Pinacoteca estão voltadas para desenvolver ações educativas a partir das obras do acervo, promover a qualidade da experiência do público no contato com as obras, garantir a ampla acessibilidade ao museu, além de incluir e transformar em freqüentes, públicos não habitualmente freqüentadores.

Esta série de desafios educativos, em consonância à relevância do acervo a ser tratado, impulsionou a organização de diferentes ações que, embora formuladas como programas autônomos, atuam em sinergia, trocando constantemente experiências sob uma diretriz pedagógica comum.

Assim, os programas educativos atuam por meio de estímulos capazes de estabelecer diálogos com os visitantes, tendo como ponto de partida a percepção, interpretação e compreensão dos mesmos sobre as obras enfocadas, para a construção de significados possíveis para estas obras.

Programas desenvolvidos:
. Visitas monitoradas
. Capacitação de professores
. Programa Educativo para públicos Especiais - PEPE
. Programa de Inclusão sociocultural - PISC
. Consciência funcional

Visitas Monitoradas
As visitas monitoradas buscam qualificar a fruição das obras de arte do acervo da Pinacoteca para públicos diferenciados. Para tanto, utilizamos um método investigativo que estimula a participação dos visitantes.

Construindo percursos educativos a partir da exposição de longa duração, que apresenta cerca de 1.200 obras do acervo da Pinacoteca, os educadores encontram-se preparados para atender aos interesses dos visitantes, conjugando-os aos potenciais educativos das obras discutidas nestes percursos. Embora grande parte do atendimento esteja voltada ao público escolar de diferentes níveis, os educadores responsáveis por esta ação também atendem ao público não escolar, como grupos de famílias e terceira idade, por exemplo. Apresentamos abaixo algumas visitas monitoradas bem como estratégias envolvidas neste processo.

Propostas poéticas
Atividades lúdico educativas que buscam concretizar, tornando vivenciais, conteúdos do universo da arte tratados de maneira perceptiva ou cognitiva durante a visita ao acervo.

Materiais de apoio à visita
Materiais e instrumentos utilizados como complementos aos conteúdos tratados durante a visita ao acervo, servindo como meio de comparação ou ampliação da percepção em relação às obras.

Familiarte
Visita voltada a estimular o encontro e relação de núcleos familiares, utilizando-se de jogos e atividades lúdico-educativas, desenvolvidas a partir de obras do acervo, para este fim.

Capacitação de professores
O interesse em potencializar a utilização das obras de nosso acervo como recursos educativos em sala de aula visando a construção do interesse pela arte e cultura promove
diferentes ações, voltadas à capacitação de professores, tanto para a exposição de obras de nosso acervo, quanto para exposições temporárias.

Entre as capacitações o programa Bem-vindo, professor!, realizado pelas Secretarias de Estado da Cultura e da Educação – por meio da Pinacoteca do Estado, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e da Coordenadoria de Normas Pedagógicas (CENP), promove encontros de capacitação para professores das áreas de Artes, Língua Portuguesa, História e Coordenadores Pedagógicos de escolas estaduais do Ensino Médio.
Em 2003 atendemos as Diretorias de Ensino SUL 1 e SUL 2, e em 2004 a três Diretorias de Ensino da grande São Paulo: Caieiras, Carapicuíba e São Bernardo do Campo, atingindo um total de cerca de 900 professores e recebendo 25.000 alunos em visitas monitoradas ao acervo.

O Bem-vindo, professor! é composto de ações interligadas tais como Curso de capacitação de 40 horas, divididos em cinco encontros, com 45 professores por turma; programa integrado de visita museu-escola, responsável pelo recebimento, no museu, em visita monitorada, dos alunos dos professores em formação; orientação de projetos interdisciplinares; materiais de apoio ao professor e aos alunos, desenvolvidos como forma de aprofundar os conhecimentos adquiridos no curso e nas visitas monitoradas; além da promoção de um seminário para troca de experiências, apresentando os projetos desenvolvidos pelos professores a partir do curso de capacitação e de seus resultados.

Encontros de capacitação
Com conteúdo voltado para a construção do saber em arte e a utilização de imagens do acervo da Pinacoteca como recursos educativos em sala de aula, para professores da rede pública estadual de ensino médio, tendo a construção de projetos interdisciplinares como resultado final; os Encontros de Capacitação acontecem no 5º andar da Estação Pinacoteca, espaço totalmente adaptado para este fim.

Materiais de apoio
Para aproximar o conteúdo do século XIX dos alunos do ensino médio do século XXI foi elaborado o material De Olho na Pinacoteca, que trata de forma interpretativa as imagens selecionadas do acervo da Pinacoteca, gerando uma aproximação educativo-afetiva para com o aluno visitante.

Programa Integrado de visita Museu-Escola
Uma das premissas do programa é garantir o recebimento de 88 alunos de cada uma das escolas envolvidas em visitas monitoradas por educadores ao acervo da Pinacoteca. Para propiciar a vinda de alunos estudantes do período noturno, durante um dia por semana o museu abre suas portas para este público que muitas vezes tem esta como a única oportunidade de acesso à cultura.

Programa Educativo Públicos Especiais
Este programa visa garantir a possibilidade de fruição da arte para pessoas com necessidades especiais – sensoriais, físicas ou mentais, por meio de estímulos multissensoriais e lúdicos.

É fundamental compreender que a Pinacoteca, como museu dedicado às artes visuais, pode e deve ter obras de seu acervo acessíveis a outros sentidos elaborando percursos sensoriais que permitam tanto o contato direto com as obras originais como também produzindo recursos de apoio multissensoriais baseados nas obras de arte originais.

Visitas orientadas
São realizadas visitas acompanhadas por educadores especializados a partir da seleção de 40 obras do acervo incluindo esculturas, objetos e pinturas, estabelecendo-se percursos diferenciados para cada grupo.

Impressos
Para garantir a continuidade dos processos desencadeados pelas visitas acessibilizadas ao acervo, foi elaborado um exclusivo catálogo adaptado e impresso em tinta e Braille .Foram selecionadas 20 imagens de pinturas do acervo com impressão simultânea em tinta com linhas de contorno em relevo, acompanhadas por textos redigidos em linguagem objetiva, contemplando a vida e obra dos artistas, alem da descrição das obras. Também foi elaborado um impresso para divulgação do programa.

Recursos de apoio multissensoriais e lúdicos
Foram elaborados recursos de apoio como maquetes visuais e táteis do edifício da Pinacoteca e seus arredores, reproduções de obras bi e tridimensionais feitas em resina acrílica e borracha texturizada além de objetos e jogos tridimensionais baseados nas obras originais selecionadas.

Cursos de capacitação
A amplitude e consistência do trabalho desenvolvido por este programa possibilitaram o desenvolvimento de cursos em ensino da arte na educação especial e inclusiva para a capacitação de educadores e profissionais das áreas de artes, museus e saúde, gerando propostas de mediação inclusiva e elaboração de recursos de apoio multissensoriais para diferentes perfis de públicos com necessidades educacionais especiais.

Programa de Inclusão Sociocultural
Visa promover o acesso qualificado aos bens culturais presentes no museu a uma parcela da população desprovida tanto do contato com instituições culturais, quanto de oportunidades educacionais. Busca, ainda, contribuir para a formação de novos públicos e atuar como catalisador de transformações sociais qualitativas em esfera coletiva ou individual.

Estão envolvidas, nas ações desenvolvidas para este programa, a ampliação do repertório e as noções de pertencimento cultural dos participantes, o desenvolvimento de sua percepção estética, subsídio para suas criações e para o fortalecimento de sua consciência crítica, a promoção de oportunidades de diálogo que estabeleçam a autoconfiança e a construção de capacidades, compreendidas como aquisição e manejo de conhecimentos e habilidades cognitivas, emocionais ou vivenciais.

Este programa atua por meio de parcerias com instituições públicas ou privadas que desenvolvem trabalhos socioeducativos, promovendo atendimento a grupos com visitas modeladas segundo cada demanda e perfil, com constante acompanhamento dos resultados em busca dos objetivos particulares de cada parceria. Desta forma, se constitui num verdadeiro laboratório de educação em museus, demonstrando o potencial inclusivo gerado pelas ações educativas não-formais.

Atendimento a Grupos
Por meio de parceria com instituições, são elaborados e realizados atendimentos diferenciando os percursos e atividades segundo a especificidade do grupo atendido. Desta forma é possível acompanhar desde resultados objetivos, como produtos para geração autônoma de renda, ou subjetivos, como o fortalecimento do senso de pertencimento cultural e da auto-estima.

Cursos Ação Inclusiva
Numa iniciativa pioneira, a parceria entre o IMPAES- Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social - e o PISC, promove o primeiro curso de capacitação para profissionais em inclusão sociocultural. A iniciativa parte da percepção de uma instrumentalização mais densa para profissionais atuantes em instituições com perfil socioinclusivo que, como nós, apostam na arte como veículo potencial dessa inclusão.

Com 25 vagas, o primeiro curso de formação acontece em abril de 2005 e tem como resultado final a proposta de elaboração de um projeto por cada profissional participante, com direito a acompanhamento de seu desenvolvimento por um ano, pelos profissionais do PISC- Pinacoteca.

Consciência Funcional
Para estabelecer um diálogo constante com os funcionários de diferentes instâncias do museu, a fim de ampliar sua percepção acerca dos diferenciais do trabalho em uma instituição cultural pública, vem sendo desenvolvido o programa de consciência funcional. Os encontros para troca de experiências, atividades lúdico-educativas, somam-se aos informativos distribuídos aos funcionários, além das visitas a exposições do museu e de outras instituições, promovendo o adensamento da noção do trabalho prestado em instituições culturais.

   
 
 
 

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