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REFLEXÃO


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urbanidade
13/07/2005
Veja alguns resumos dos projetos educativos de algumas participantes dos cursos

Autora: Tatiana Giovannone Travisani
Organização social: Fundação Gol de Letra
Localização: Vila Albertina, Zona Norte
Perfil do público atendido: crianças e jovens de 07 até 21 anos que estejam matriculados no ensino formal


Mini Museu – Fundação Gol de Letra

Objetivos:
• Incorporar a compreensão dos museus como instrumentos de aprendizagem e alternativa de lazer;
• Criar um espaço para a exposição dos trabalhos artísticos produzidos pelos alunos da Fundação;
• Envolver todas as oficinas e seus alunos;
• Incentivar a comunidade da Vila Albertina (crianças, jovens e adultos) a redescobrirem suas origens, valorizando, assim, sua identidade;
• Aproximar os jovens da família no momento da pesquisa;
• Quebrar a tendência dos habitantes da região de resumirem sua vida aos bens de consumo, já que uma sociedade sem raiz é uma sociedade alienada.

Projeto:
A proposta deste projeto é reunir um grupo de jovens do Formação de Agentes Comunitários/FAC (de 15 a 21 anos), em parceria com a Pinacoteca, e organizar um Pequeno Museu da Comunidade da Vila Albertina.

Os museus não são locais de interesse para os moradores da região. Isto acontece por vários motivos, entre eles o de “não sentir-se representado” nas obras observadas. Mesmo os jovens da Fundação que têm oportunidades de visitarem muitos espaços artísticos e culturais, não identificam o museu como um espaço de lazer e cultura.
A visão que possuem pode ser trabalhada para uma inversão de valor. O Mini Museu terá a cara do seu universo, sua história será representada num espaço lúdico, onde a população poderá participar e interagir com sua construção.

A Pinacoteca seria a base instrumental para o Mini Museu, uma vez que por meio do aprendizado (teórico e técnico) adquirido, seria possível elaborar todas as etapas para a construção do projeto, formando um novo olhar sobre os museus e norteando as demais etapas.

O Mini Museu será feito não só para a comunidade, mas com a comunidade. Assim, a população da Vila Albertina terá uma oportunidade de se identificar como cidadão pertencente a um espaço, que não só consome, mas que produz cultura.


Autora: Roberta de Oliveira
Organização social: Fundação Orsa/ Associação Cidade Escola Aprendiz
Localização: Vila Madalena, Zona Oeste
Contato: roliveira@fundacaoorsa.org.br
Perfil do público atendido: atores locais, com prioridade à criança, ao jovem e a seus familiares.

Projeto de Customização de Roupas

Objetivos:
• Promover leituras de imagens que colaborem para a compreensão de aspectos compositivos, como combinação de formas e cores, para sua posterior aplicação na customização de roupas;
• Aguçar e ampliar a visão cultural e crítica sobre questões relacionadas à produção da moda e ao seu consumo;
• Sensibilizar para o universo da moda;
• Oferecer oficinas de customização de roupas que permitam aos participantes ter acesso a habilidades e técnicas de costura, para que possam transformar suas próprias roupas e dar o primeiro passo em direção à profissionalização no ramo da moda;
• Conhecer e vivenciar diferentes tendências de moda através dos tempos, registradas em revistas antigas, pinturas e outras representações artísticas;
• Valorizar gostos e costumes pessoais resgatando antigas e diferentes culturas que influenciaram nossos costumes.

Projeto:
O Projeto Customização de Roupas propõe abordar questões relacionadas ao empreendedorismo na moda, atitude, gênero, auto-estima, entre outros, desenvolvendo uma ação que fortaleça o eixo da trabalhabilidade.
O universo da moda é um vasto campo de atuação profissional, que representa uma possibilidade de trabalho para muitas pessoas no Brasil, porém de forma ainda incipiente. Nos grandes centros urbanos a costura caseira tem perdido espaço para as roupas industrializadas, produzidas em larga escala por grandes confecções. Isso se reflete na cultura, estimulando o consumismo, a uniformização de gostos e a descartabilidade de esforços e produtos. Acreditamos que resgatar o hábito da costura é uma forma de mostrar que o vestir-se pode se relacionar mais com valores como criatividade do que com recursos financeiros.
Para isto, pretende atuar na sensibilização de jovens para questões do universo da costura por meio de oficinas de transformação de peças de roupas prontas (customização). As oficinas possibilitarão ainda debates sobre outros temas relacionados à moda, como questões de gênero, segmentação social, consumo, auto-estima etc.



Autora: Delaine Romano
Organização social: Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste
Localização: Zona Leste de São Paulo
Contato: aniervolino@ig.com.br
Perfil do público atendido: mulheres catadoras e jovens de suas comunidades

Criação de Objetos do Desejo através da alfabetização artístico cultural

Objetivos:
• Incentivar os jovens e as mulheres a fazerem uso dos recursos existentes e das artes plásticas como forma de estímulo ao seu potencial criativo e instigar o desejo de incluir-se culturalmente;
• Promover o uso de recursos naturais e o aprimoramento humano necessário à defesa do patrimônio natural e cultural e a melhoria da qualidade de vida, enquadrando-a num contexto plástico e estético por meio da leitura e interpretação de obras do acervo do museu utilizando-se da metodologia da alfabetização visual;
• Capacitar para a produção de objetos utilitários e de decoração a serem utilizados em suas próprias casas propiciando a oportunidade de saberem que também podem ser consumidores de objetos do desejo que só encontram nas casas de outros ou conhecem através dos meios de comunicação;
• Produzir os objetos do desejo a partir de materiais reutilizáveis provenientes do descarte seletivo;
• Contribuir para a formação pessoal, cultural e educacional, estimulando-os a ampliar seus conhecimentos fazendo com que sintam vontade de fazer parte do processo construtivo;
• Fortalecer a auto-estima e valorizar o espaço em que habitam;
• Fornecer informações básicas sobre obras e artistas propiciando oportunidades futuras de que se tornem difusores de conhecimentos.

Projeto:
O projeto visa promover o contato com a arte como forma de estimular a criatividade e o potencial inventivo de jovens, filhos de catadores e mulheres catadoras, a partir dos recursos disponíveis e das técnicas de reciclagem, reaproveitamento e reutilização artesanal de materiais provenientes da coleta seletiva como papel, papelão, plástico e tecidos. Propõe a produção de objetos utilitários e de decoração como tapetes, almofadas, mantas, móveis e cortinas, denominados de Objetos do Desejo, possibilitando aos participantes do projeto criarem produtos para uso exclusivo em suas moradias.


Autora: Creusa Aparecida Claudino
Organização social: Pacto São Paulo
Localização: Estado de São Paulo
Contato: pactosp@terra.com.br
Perfil do público atendido: educadores e adolescentes multiplicadores de ONGs da rede Pacto SP

Leituras poéticas da sexualidade

Objetivos:
• Possibilitar aos educadores das ONGs participantes da rede do Pacto SP retomar os conteúdos do universo da sexualidade trabalhados no projeto de Protagonismo, enfocando a partir desta etapa os seguintes temas: identidade, relação de gênero e direitos sexuais por meio de outras linguagens artísticas (pintura, escultura, literatura, fotografia, vídeo, etc), utilizando para isto o potencial educativo do acervo da Pinacoteca, em particular a sala de Retratos e Auto-Retratos e as esculturas do acervo nas quais o corpo humano aparece representado;
• Possibilitar a retomada dos conceitos relativos à construção da identidade e a auto-representação, tendo como referência o próprio espaço (indivíduo, grupo, comunidade e sociedade);
• Possibilitar a realização de leituras e releituras por meio de diversas linguagens (poesia, fotografia, desenho, pintura, gravura, vídeo);
• Promover o conhecimento da sua cultura e da diversidade cultural de forma crítica e participativa, na qual a coletividade é percebida.

Projeto:
O projeto propõe abordar os temas da figura humana, do corpo, da sexualidade como expressões conscientes e autênticas da pessoa. Para tanto, pretendemos entrelaçar as leituras das obras selecionadas, tendo como base o tripé da sexualidade: corpo, psique e sociedade.
Para isto, o projeto Leituras poéticas da sexualidade contará com 2 módulos: o primeiro voltado à apresentação do projeto aos educadores, à introdução sobre as possibilidades de leitura das obras, à realização de visitas monitoradas às salas escolhidas e oficinas depois das mesmas, e por fim, à orientação para elaboração de projetos (educador atuando como multiplicador em sua ONG). No segundo módulo serão aplicados os projetos desenvolvidos pelos educadores, com os adolescentes das ONGs, contando com visitas monitoradas à Pinacoteca, realização de oficinas, produção artística dos grupos e exposição em Mostras Culturais nas comunidades.

   
 
 
 

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