HOME | NOTÍCIAS  | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

REFLEXÃO

Qual é a sua avaliação sobre o programa Fome Zero?

Envie seu comentário

PENSATA
30/09/2003

Fome Zero mostra que o marketing não compensa

Uma das novidades do Brasil é a disseminação de uma visão crítica sobre a relação custo/benefício de projetos sociais - em geral, uma calamidade.

Por conta disso, alertou-se que, mais cedo ou mais tarde, o Fome Zero iria cair em descrédito, porque o presidente Lula misturou, em doses erradas, sensibilidade social com marketing. José Graziano, um técnico sério, foi vítima desse erro de dosagem - e claro de sua inexperiência administrativa.

Está previsto para esta semana o anúncio da unificação de projetos sociais, algo que já deveria ter sido anunciado desde o início do governo. O combate à fome torna-se mais um entre tantos programas a serem articulados no combate à miséria.

Fica a lição de que projeto social sério parte de metas definidas, articulação ampla, envolvendo vários níveis de governo, e avaliação constante de resultados. Fora disso, é jogar dinheiro fora e tentar enganar o contribuinte.


Coluna originalmente publicada na Folha Online, na editoria Pensata.

 
 
COLUNAS ANTERIORES
01/10/2003 O jeito mais rápido de virar patrão é perder o emprego