HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

15/10/2003
Retalho vira instrumento de ensino

Professora de Cruzeiro desenvolve método que aproxima pais e alunos
Um simples retalho de pano. Foi assim que a professora Vera Lúcia Carvalho Gigliotti dos Reis, de 45 anos, de Cruzeiro (210 quilômetros da Capital) conseguiu sensibilizar seus alunos, unir famílias, aproximar pais da escola e vencer o Prêmio Qualidade em Educação Infantil 2003. Hoje, Vera estará em Brasília mostrando ao presidente Lula o seu projeto, traduzido em uma colcha de retalhos e dezenas de redações emocionadas. Amanhã, receberá o prêmio do ministro da Educação, Cristovam Buarque.

“No início do ano, os alunos eram agressivos, sem limites”, disse Vera, que dá aula em duas classes de pré-escola na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professor Marcínio Pereira de Castro. A professora começou o projeto com a leitura para os alunos do livro Colcha de Retalhos, onde uma avó conta para a criança de onde vem cada um dos retalhos de uma colcha.

Depois, pediu que cada aluno pedisse um retalho em casa. O pano deveria vir acompanhado da sua história, escrita por um parente. “O projeto mexeu com nossas emoções. Alunos e pais aprenderam a conversar e as crianças estão mais solidárias”, disse. O prêmio é uma parceria do MEC, da Fundação Orsa e da União dos Dirigentes Municipais em Educação.

Viviane Raymundi
Diário de S. Paulo

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
13/10/2003 Moradores criam grife em Cidade Tiradentes
13/10/2003 Rádios comunitárias levam lazer e cidadania à população no Paraná
10/10/2003 Projeto aproxima a Justiça do cidadão
09/10/2003 Escola vira laboratório de ação comunitária
08/10/2003 Comunidade se une para revitalizar litoral paranaense
08/10/2003 Pesquisa resgata identidade de favelas cariocas
07/10/2003 Projeto leva grafite a clube em SP