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objetivos do milênio
17/08/2004
Clássicos infantis ajudam a divulgar Metas

Branca de Neve, Cinderela, Pinóquio e os Três Porquinhos ajudaram a divulgar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio — uma série de metas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, incluindo áreas como saúde, educação e renda. Esses clássicos infantis foram encenados para crianças, mas tiveram seu enredo alterado para que a história não terminasse no tradicional "e foram felizes para sempre", mas sim continuasse e abordasse os Objetivos do Milênio.

Essa foi uma das ações que marcou a participação da Casa Gourmet – espaço mantido pela Arno que oferece à comunidade cursos gratuitos de culinária, beleza e etiqueta – na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade. As ações visaram divulgar as Metas da ONU e maneiras simples de contribuir para que elas sejam atingidos.

Na adaptação das histórias, no conto da Branca de Neve a jovem fica grávida e os anões lhe ensinam os cuidados com alimentação e saúde durante a gestação. Em troca, ela os ensina a ler e escrever. Cinderela conta às crianças como promover a valorização da mulher. Pinóquio trata de respeito ao meio-ambiente. Os Três Porquinhos, de combate a doenças. E Chapeuzinho Vermelho, de aproveitamento de alimentos.

A platéia foi formada por cerca de 300 crianças, de 2ª, 3ª e 5ª séries, de escolas públicas e particulares paulistanas e de uma escola municipal de Campos do Jordão. Os Objetivos do Milênio foram abordados de forma lúdica por meio de um contador de histórias e dos personagens.

Também houve uma noite de palestras e debates sobre cada um dos Objetivos e sobre formas simples de contribuir para mudar o mundo. Participaram consumidores da Casa Gourmet, representantes de empresas que ajudam a manter o espaço e pessoas que já participaram de projetos de Responsabilidade Social da empresa. As palestras foram ministradas pela Casa, por professores, nutricionistas e membros do Akatu (Instituto pelo Consumo Consciente). Entre as questões discutidas figuram desperdício de alimentos e água, alimentação de gestantes, valorização da mulher e consumo consciente.

A terceira ação atingiu cerca de 350 funcionários das fábricas e da área administrativa da Arno, que assistiram a cinco apresentações sobre os Objetivos. As atividades foram organizadas pela equipe de Responsabilidade Social da Arno, que pretende continuar o trabalho por meio de consultoria e cursos voltados à saúde da gestante e ampliação do número de cursos de geração de renda para valorização da mulher. Além disso, todas as atividades do mês de outubro da Casa Gourmet devem ser voltadas para as crianças.


As informações são do PNUD Brasil.

 
 
 

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