HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

fazendo a diferença
30/11/2004

Crianças resgatam oralmente história de suas cidades

Cássia Gisele Ribeiro
Especial para o site GD

Crianças das cidades mineiras de Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia aprenderam a importância de conhecer diversas histórias interessantes dos moradores das cidades onde vivem. Esse é o resultado do programa Histórias da Nossa Terra, desenvolvido pelo Instituto Algar, em parceria com o Museu da Pessoa e assessoria do Instituto Avisa Lá.

O projeto surgiu em 2000, como parte das comemorações dos 50 anos da empresa de telefonia CTBC. A idéia inicial era que a própria empresa levantasse a história das cidades onde trabalha. A ação ganhou novas proporções e a empresa resolveu apostar na história das pessoas dessas cidades. Mais que isto: decidiu envolver as crianças das escolas em todo este processo.

Para isso, a CTBC realizou uma parceria com o Projeto Criança, colocado em prática pelo Instituto Algar. Segundo Ana Flávia Martins, coordenadora da entidade, o Projeto Criança já atendeu mais de 80 mil alunos. O objetivo é fortalecer a escola como uma instituição autônoma, desenvolvendo diversas atividades nas instituições de ensino do interior de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Atualmente, mais de 400 alunos e 240 professores participam do projeto em Franca, no interior de São Paulo. Um dos principais objetivos da ação é que os participantes percebam que o que fazem hoje é a história do amanhã. "A idéia é que a cada ano o trabalho seja realizado em uma cidade e envolva todos os estudantes da região", afirma a coordenadora.

Inicialmente, uma equipe do Museu da Pessoa capacita os educadores sobre a memória oral. A partir daí, a técnica é aplicada em atividades com os alunos. Cada escola escolhe um tema que norteará as pesquisas naquela região.

Os estudantes saem a campo para entrevistar os personagens, levantar informações por meio de fotos e dados. Um exemplo do trabalho é o que foi feito em Franca. O tema utilizado foi "praças". Um dos entrevistados foi o senhor Jubileu do Amendoim, responsável pelo relógio do Sol, instalado na Praça Nossa Senhora da Conceição.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
30/11/2004 Caixinha de som no alto de um poste se transforma em rádio comunitária
29/11/2004
Moradoras do Leme sobem o morro para dar curso de culinária
26/11/2004
Jovens carentes descobrem benefícios da internet
25/11/2004
Estudantes plantam árvores no Rio Tibagi
24/11/2004
Comunidade virtual aproxima 194 escolas paulistas
24/11/2004
Artistas lançam selo musical de combate à fome no Rio
23/11/2004
Refinaria de Duque de Caxias financia ensino médio no Rio
22/11/2004 Professora ensina amor pela leitura vestindo fantasias
18/11/2004 Alunos aprendem como economizar energia elétrica
17/11/2004 Mulheres aprendem o direito de ter direitos