Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

Só empregar jovem não funciona, afirma ministro do Trabalho

Nada é socialmente mais grave, no país, do que o desemprego de jovens --é o que explica, em larga medida, a violência. Adianta dar um emprego ao jovem?, pergunto ao ministro do Trabalho, Jacques Wagner.

Ele responde: Apenas dar emprego ao jovem não funciona. É fundamental ajudá-lo a desenvolver as habilidades profissionais.

"Sem ajuda educacional, ele pode até ganhar o primeiro emprego, mas corre o risco de perdê-lo", afirma o ministro.

Essa é, segundo ele, a orientação a ser dada ao Programa Primeiro Emprego, a ser anunciado ainda este mês pelo governo federal. O programa deverá ser parte de um projeto mais amplo, batizado de Sistema de Atendimento à Juventude --ou seja, intercalar os vários programas para incluir o jovem ao mercado de trabalho.

Segundo ele, o Primeiro Emprego deve oferecer abatimento de imposto ou dinheiro para quem contratar o jovem, com o compromisso de não demitir um adulto.

O Sistema de Atendimento ao Jovem engloba desde o Primeiro Emprego até a fiscalização dos estágios profissionais --há muitas denúncias de que os estágios fazem dos estudantes mão-de-de-obra barata-- e a implementação da lei de aprendizagem.

Estima-se que se a lei de aprendizagem fosse cumprida, haveria vagas para pelo menos 1 milhão de jovens entre 14 e 16 anos.

 
 
                                                Subir