Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 22.10.02

 


Nova queda na renda e no emprego comprovam desaceleração

O nível de emprego na indústria registrou queda pelo nono mês consecutivo, em agosto, quando o índice recuou 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com julho, a redução foi de 0,3%. No acumulado do ano, o número de trabalhadores diminuiu 1,3%. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Rio de Janeiro foi o Estado que registrou a maior queda no emprego industrial, com taxa de -5,6% em agosto, em relação a igual mês de 2001.

A desaceleração da economia brasileira, na opinião de economistas ouvidos pelo Jornal do Brasil, foi o principal motivo que levou ao encolhimento do emprego na indústria. Segundo eles, a indústria tem sofrido com o cenário de incertezas com as eleições presidenciais, com os juros altos e o aperto fiscal. Por isso, a demanda de máquinas caiu com a queda de investimentos.

E não foi só o emprego que recuou. De acordo com o levantamento do IBGE, os gastos da indústria com a folha de pagamento (que contabiliza os salários e os encargos trabalhistas) caiu (-2%) em agosto, em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com julho, a queda é de 1,6%. No ano, o resultado acumula retração de 2,4%.

Já o valor médio da folha de pagamento por trabalhador - um indicador do rendimento - também recuou (-0,9%) contra igual período do ano passado. De janeiro a agosto, a queda é de 1,3%. O Estado de São Paulo teve o maior peso nesse índice (-5,1%). O número de horas pagas pela indústria amargou queda de 1,5% em agosto ante o mesmo mês de 2001. No acumulado do ano, a diminuição foi de 1,9%.

Leia mais:
- Desaceleração compromete emprego


 

 
                                                Subir    
 

 DIA 18.10.02

  Consumidor abandona marcas mais caras para economizar
   
 

 DIA 17.10.02

  Sem dinheiro, empresas multiplicam suas dívidas
   
 

 DIA 16.10.02

  Era uma vez um natal...
   
 

 DIA 15.10.02

  Juros e dólar sobem, mas Serra pode cair
   
 

 DIA 14.10.02

  Comprar só à vista ou na promoção
   
 

 DIA 11.10.02

  Indústria paulista apresenta pior queda na taxa de empregos desde 1995
   
 

 DIA 10.10.02

  Trabalhadores não conseguem negociar seus salários