.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

entorpecentes
07/12/2004
90% dos jovens adquirem drogas lícitas sem a ajuda de adultos

Rodrigo Zavala
Especial para o GD

O número impressiona. Segundo estudo realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e pela Unversidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 27 capitais brasileiras, 90% das crianças e adolescentes compram cigarros, bebidas alcoólicas e solventes sem qualquer impedimento por parte dos comerciantes. Se colocarmos em foco as crianças em situação de risco, o problema torna-se ainda mais dramático.

Embora isso não pareça novo, o trabalho demonstra que as leis que deveriam impedir crianças e adolescentes de comprar cigarros em bares, padarias e supermercados simplesmente não saíram do papel. Assim, o levantamento conclui que as medidas do governo são ineficazes ainda, para inibir o consumo de produtos como o thinner. Para se ter uma idéia, consumo atual de cola é bem maior do que há 16 anos.

"A restrição do acesso a determinada droga pode diminuir o seu consumo, porém desencadeia um processo de substituição por outras drogas mais disponíveis", discute o documento.

De fato, parte da responsabilidade pelo consumo de álcool, tabaco e solventes é do poder público. Até porque, foi comum os adolescentes em situação de risco relatarem durante as entrevistas que costumam comprar solventes sem dificuldade no comércio de todas as 27 capitais do País, com exceção de Brasília (DF) e São Paulo (SP). Nessas duas cidades, a compra é feita com a ajuda de adultos.

Nas ruas das capitais brasileiras, o levantamento constatou que 47% dos meninos e meninas em situação de risco que bebem adquiriram o hábito em casa. Por outro lado, mostra que o uso de drogas é duas vezes maior entre meninos em situação de rua que não voltam para casa à noite.

Basicamente, essa parcela de crianças e adolescentes demonstram saber dos riscos inerentes ao uso de drogas. E, de fato, pelo menos 44% admitem ter tentado parar em algum momento da vida e a maioria disse que o consumo provoca problemas como emagrecimento.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
07/12/2004
Anvisa proíbe venda de 130 remédios similares
07/12/2004
ONU e Brasil criam centro de segurança
07/12/2004
MEC quer limitar capital externo no ensino superior
06/12/2004
Busca por estudo no exterior cresce 23%
06/12/2004
Projeto de restaurante popular privilegia PT
06/12/2004
Universidades vão garantir acesso de portadores de deficiência
06/12/2004
Inscrições para bolsas do Prouni começam nesta segunda
06/12/2004
Procon orienta às compras de Natal
03/12/2004
Governo concede vantagens a devedores
03/12/2004 Campanha terá exames de pele gratuitos