NOTÍCIAS
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | QUEM SOMOS
 
Ciência
07/10/2003

Australianos criam anticoncepcional masculino '100% eficaz'

SYDNEY - Cientistas do Instituto de Pesquisas Anzac, de Sydney, e do Instituto de Pesquisas Médicas Príncipe Henry, de Melbourne, na Austrália, anunciaram ter realizado uma experiência bem-sucedida na sua busca por um anticoncepcional masculino injetável. Com o fim de obter esse resultado, eles usaram hormônios para suprimir a produção de espermatozóides.

Os homens de 55 casais que se submeteram aos testes receberam um tratamento que combinava o hormônio masculino testosterona e a progesterona, usada nas pílulas anticoncepcionais femininas. O objetivo era "zerar" a produção de espermatozóides.

Segundo a equipe, nenhuma das parceiras dos homens submetidos ao teste engravidou durante a experiência e nenhum deles teve efeitos colaterais.

"Essa é a primeira vez que um contraceptivo masculino (...) que vai suprimir a produção de espermatozóides (...) foi experimentado de maneira completa em casais", afirmou o pesquisador-chefe, professor David Handelsman, num comunicado. Ele explicou que uma dose de testosterona tinha sido injetada nos homens a cada quatro meses e uma de progesterona a cada três meses.

"Isso mostra o caminho para um produto final: uma injeção simples que contenha testosterona e outra de progesterona que serão facilmente ministradas por qualquer médico e manterão a saúde sexual masculina", completou.

LEIA MAIS

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANTERIORES
07/10/2003 Crianças são vítimas em 69% dos casos de abuso sexual, diz governo
07/10/2003 Grande SP deve ter racionamento neste mês
07/10/2003 Racionamento afeta 220 mil em 6 cidades da região de Campinas