.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

ação comunitária
14/02/2005
Grupo "Natureza Viva" do Amazonas vira livro

PARINTINS (AM)- Quando a exploração da juta (uma planta nativa da Amazônia, cuja fibra é comercializada pelos habitantes locais) começou a entrar em decadência em Parintins (AM), os exploradores do vegetal foram forçados a se voltar para o único meio de sobrevivência que havia restado: a pesca nos lagos. Isso, em paralelo com a sofisticação das técnicas de pescaria usadas pela população local, colaborou para um aumento considerável do impacto ambiental. Os moradores da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro não aprovaram as mudança. "Ocorreu uma verdadeira 'invasão' dos lagos, e isso gerou um conflito entre essa população e as pessoas que chegavam ali", conta Eraldo Albuquerque Carvalho, morador do local e coordenador do Grupo Natureza Viva, o Granav.


A formação do Granav foi a solução encontrada pelos moradores de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para resolver os problemas de sua região. Eles se organizaram e, a partir da solidariedade vinda principalmente dos estreitos laços de parentesco, trabalharam para defender sua região e reafirmar sua identidade sociocultural. “No final, o foco do nosso trabalhado acabou ampliado. A preocupação deixou de ser só com os lagos para ser com o ambiente em geral”, conta Eraldo.


A história da fundação do Granav, em 1992, e dos 13 anos de sua atuação são o tema do livro "O Homem em Sintonia com a Natureza". Escrito por Eraldo em parceria com Floriano Lins e Floriano Albuquerque, o trabalho foi editado pelo ProVárzea/Ibama (Programa de Apoio ao Manejo dos Recursos Naturais da Várzea), um projeto apoiado pelo PNUD. O lançamento ocorre no próximo dia 27 de fevereiro, mesmo dia do aniversário do Granav, na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Além de apresentar a história do grupo, no entanto, os autores tinham um objetivo maior: mostrar um exemplo de organização comunitária. “A gente quer contar nosso trabalho, é claro, mas acima disso tudo queremos estimular outras comunidades a tomarem iniciativas parecidas. Queremos que elas vejam a história do Granav e digam: 'isso é possível'", explica Eraldo.

As informações são da PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
14/02/2005
Brasil está sendo considerado exemplo em políticas sociais
14/02/2005
Escola de Saúde Pública inicia 3º módulo do curso da Lidernet
14/02/2005
Verba maior para instituições federais divide opiniões
11/02/2005
Inflação cai para 0,52% nos últimos 30 dias, diz Fipe
11/02/2005 Banco de troca de livros didáticos vai até o dia 16 no Sesc
11/02/2005
Campanha de doação de sangue no Carnaval tem bom resultado
11/02/2005
Entidade quer colocar em prática as determinações do Estatuto do Idoso
11/02/2005
Governo quer evitar debate moral sobre aborto
11/02/2005 Governo amplia programas a índios após morte de crianças