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14/11/08

Práticas que estimulam o interesse pela educação

Em Washington, capital dos Estados Unidos, a prefeitura distribuir dinheiro para incentivar os alunos, da rede pública, a se aplicarem mais nos estudos. Já no Brasil uma alternativa para que os estudantes se interessem por assuntos educacionais, mas sem estarem dentro da sala de aula, acontece na cidade de Praia Grande com o projeto “Acon...tecendo na Praça”. Leia estas e outras experiências:

Praia Grande (SP)

Projeto na Praia Grande aumenta interesse pela leitura

Keila Baraçal

A cidade de Praia Grande, no litoral paulista, é um exemplo a ser seguido quando o assunto é educação. É nela que acontece, desde 2006, o projeto “Acon...tecendo na Praça”, inspirado pelo “Pro-ler”, ação similar, realizada em Santos há cerca de 15 anos. Comandado pela Secretaria Municipal de Educação, que já conseguiu aumentar o número de interessados pela leitura, pretende revitalizar os espaços públicos e fazer com que, ao mesmo tempo, sirvam como uma espécie de sala de aula.

O trabalho – que já alcança 30 praças em todo o município – funciona aos sábados, das 8h às 13h. Cada praça tem uma data para ser contemplada pelo projeto. Duas professoras disponibilizam atividades pedagógicas para gente do toda a idade. Há ainda discussões sobre o ecossistema do lugar, cidadania, além de dezenas de livros – doados por diversas entidades – que são lidos por quem passa pelo programa.

De acordo com Ana Paula Gorgulho, chefe de Divisão de Ação Comunitária nas Escolas, quem cuida do “Acon...tecendo na Praça” são mais de trinta professoras da rede municipal de ensino. As chamadas pedagogas comunitárias saíram da sala de aula para trabalhar, essencialmente, na questão da aproximação entre a escola e a comunidade. Elas vão de escola em escola para aproximar a família da realidade estudantil.

O resultado de toda essa experiência, segundo Ana Paula, tem sido positivo para a cidade. Pesquisa feita pela secretaria indica que 80% dos participantes que passam pelo projeto voltam para a praça sabendo como valorizar o espaço. “Hoje um estudo mais aprimorado indica que as pessoas tomaram mais gosto pela leitura”, disse. Para o próximo ano, os planos da secretaria são de envolver ainda mais a quantidade de praças, educadores e, é claro, livros.

Quadro de Rendimento Escolar 2007
Quadro de Rendimento Escolar 2006
Pessoas atendidas pela pedagogia comunitária
Controle de Projetos Desenvolvidos Nas Escolas Municipais
Controle de Freqüência - Reunião de Pais e Mestres

Washington (EUA)
Bons meninos vão para o banco

Barra do Chapéu (SP)
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TABOÃO DA SERRA (SP)
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APUCARANA (PR)
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de Apucarana

Professor-visitador

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