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educação Integral

17/08/2006

Educadores discutem o conceito de educação integral

Cássia Gisele Ribeiro
especial para o GD

 

A educação em tempo integral, implementada nas ações de diversos municípios, não garante o cumprimento do conceito de educação integral. Essa foi uma das principais idéias discutidas na mesa-redonda Propósitos de Educação integral, que abriu o seminário Tecendo Redes para a Educação Integral, que acontece de 15 a 17 de agosto, na cidade de São Paulo.

"Nosso objetivo é promover o desenvolvimento integral da criança e isso só é possível com a união do conteúdo escolar com a vivência em outros espaços de aprendizagem", afirma a coordenadora geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria do Carmo Branst de Carvalho. "A escola em período integral contraria esse conceito, pois a criança precisa ter tempo para freqüentar diferentes espaços, brincar e também para fazer nada. Ela precisa exercer o ócio criativo", afirma.

A educadora defende que as crianças passem cerca de cinco horas na escola, apenas isso, porque afirma que a educação não pode ser implementada somente no atual espaço escolar. "Há espaços, como CEU, em que há alternativas possíveis para a realização desse trabalho. Mas esses espaços são minoria".

"A sociedade atual é caracterizada pela sua complexidade, portanto não se pode deixar de levar em conta o conjunto dinâmico de agentes envolvidos na formação do aluno", afirma a coordenadora. "O ideal é conceber um desenho de educação que articule o leque de sujeitos e espaços de aprendizagem".

Para a assessora de projetos de reforma educacional do Conselho Nacional de Educação, Guiomar Namo de Melo, afirma que não há possibilidade de realizar uma efetiva educação integral sem estabelecer um diálogo com os 2,5 milhões de professores e, sobretudo, sem proporcionar uma formação sólida para aqueles que lidam diretamente com a criança.

"Como o professor pode fazer sua parte e ensinar conteúdos básicos para a criança se, muitas veze,s teve um ensino médio decadente e na universidade aprendeu conteúdos que estão distantes da realidade escolar?", questiona. Para ela, a escola deve ter como prioridade o aprendizado da leitura e escrita, pois somente sabendo articular a palavra e o pensamento esse jovem poderá, no futuro, participar de redes de discussão e aprendizado, além de poder obter conhecimentos por meio da leitura.

Outro ponto destacado pela educadora é a importância da educação pensar na família como parte do processo. "As políticas atuais querem paternalizar a criança e esquecem das famílias. As políticas devem integrar a família nas ações de educação e implementar ações que possibilitem a essa família a convivência com os filhos", diz. "A família precisa entender sobre a importância da educação para o filho e participar desse processo, e não levá-lo à escola somente para receber uma bolsa".

A psicanalista Caterina Koltai afirma que a escola deve fazer um real esforço para aproveitar as características presentes nas crianças e jovens e promover a educação das crianças a partir delas, ao invés de negá-las. "A rebeldia, por exemplo, é parte do jovem e pode ser canalizada para que ele seja mais crítico e transformador", afirma. "Mas, se essa característica continuar a ser negada, ela pode ser canalizada para uma violência gratuita", acredita.

A secretária municipal de Assistência Social de Niterói (RJ), Heloísa Helena Mesquita, afirma que a presença de organizações não-governamentais dentro da escola é fundamental para se potencializar outras áreas do conhecimento que a escola não dá conta. "A assistência social é um olhar importante na escola, mas os pedagogos devem centrar as ações para que a escola não seja confundida com um espaço de medidas sócio-educativas", diz.

   
 
 
 

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