HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
  educação
18/11/2003
Medida prevê 10% do Fundef para deficientes

O governo pretende autorizar a destinação de até 10% do total de recursos do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) disponível para cada Estado e município às entidades sem fins lucrativos que prestem serviços gratuitos a alunos portadores de deficiência.
É o que prevê o esboço da medida provisória a ser publicada ainda nesta semana para alterar a lei 9.424, que criou o Fundef.

O governo decidiu editar a medida após a repercussão negativa do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que determinava a inclusão desses estudantes no cálculo do fundo.

O veto gerou protestos de senadores, inclusive petistas, porque o projeto foi aprovado por unanimidade na Casa no final do mês passado. Depois da polêmica, Lula determinou ao ministro Cristovam Buarque (Educação) que encontrasse uma solução.

O repasse será feito por meio de convênio firmado entre Estados e municípios com as instituições beneficiadas -sem fins lucrativos-, e não diretamente a elas, já que a verba do Fundef é destinada ao ensino público.

Isso seria uma forma de "corrigir" a brecha existente no projeto vetado por Lula, que não deixava claro como seria feito o repasse às entidades beneficiadas, como Apaes e Sociedades Pestalozzi.

Segundo cálculos do Ministério da Fazenda, a inclusão no Fundef de alunos portadores de deficiência matriculados em instituições sem fins lucrativos implica para a União aumento anual de R$ 8,7 milhões com essa despesa. O valor representa 2% do que o governo gastará neste ano com o fundo para complementar a verba de Estados e municípios que não atingem o mínimo por aluno.

O esboço da medida provisória ainda pode sofrer alterações. Hoje pela manhã haverá uma reunião entre os senadores para discutir o assunto. Para o senador Hélio Costa (PMDB-MG), a medida soluciona o problema imediato.

Para os anos posteriores a 2004, o governo prevê incluir os alunos de instituições sem fins lucrativos no fundo de educação básica, que vai substituir o Fundef.




Luciana Constantino,
da Folha de S.Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
17/11/2003 Cresce obesidade infanto-juvenil no país
17/11/2003 Brasil terá mais de 11 milhões de diabéticos em 2030, diz OMS
17/11/2003 Maioria de pesquisados no Brasil diz que Aids não mata
17/11/2003 Presidente do BID diz que Brasil avançou nas áreas de saúde e educação
17/11/2003 Preconceito racial 'exaure' o cérebro, revela pesquisa
17/11/2003 Febem já faz transferência
17/11/2003 Representante da OAB critica iniciativa do Governo de SP
17/11/2003 Estado quer levar menor infrator para cadeia ao completar 18 anos
17/11/2003 Terceirização tem princípios controversos
17/11/2003 Rio contrata ONGs para serviços em favelas