inovação
20/08/2007

Google revoluciona sistema de busca pela internet

João Batista Jr



Depois de se transformar na maior ferramenta de busca da internet, o Google amplia sua gama de serviços oferecidos e conquista internautas com um sistema de mapas reais. Se o Google Earth, programa que permite visualizar endereços nos quatro cantos do mundo, já mexia com a imaginação (e atiçava o instinto de espionagem) das pessoas, imagine-se o novo Google Maps API, que é ainda mais abrangente.

Esse novo programa permite visualizar um endereço de forma real e mover o cursor para as direções desejadas, maximizando ou minimizando uma determinada área. Basta digitar o nome e número de uma rua que o programa mostra como ela, de fato, é, com suas árvores, casas, postes de luz. Além dos objetos estáticos de um endereço, com o Google Maps API existe uma visualização dos acontecimentos dos locais transmitidos por radar. Um acidente de carro, por exemplo, pode ser visto pelo programa.

Participação...
Como o sistema é API (Aplication Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos), as pessoas podem ajudar a aumentar o número de informações dos lugares. Por exemplo, os internautas podem inserir dados em cima de uma determinada estrada para dar informações sobre suas condições de tráfego – informando se a via é esburacada, se existe postos nas proximidades etc.

... ativa
No caso das chuvas que alagaram diversas áreas de Bombaim, na Índia, em julho passado, o Google Maps API serviu para ajudar o governo a encontrar locais atingidos e pessoas isoladas. Por meio do programa, os internautas inseriram notícias em cima de determinadas áreas dos mapas, permitindo ao governo saber, com mais precisão, os problemas de locais onde a ajuda não tinha chegado.

Estados Unidos, Índia, Hong Kong, Taiwan e Cingapura são algumas das nações que podem contar com os serviços do programa. A maior parte dos países da Europa Ocidental também podem utilizar o mapa-real do Google.

O site da empresa disponibiliza um fórum para internautas. Ainda que o serviço se esteja expandindo para diversos locais, ocorrem reclamações sobre certas imprecisões do radar, como visualização precária de alguns endereços, segundo informaram algumas pessoas. Já outros mostram entusiasmo pelo fato de o radar, em alguns locais do EUA, conseguir captar imagens que distam até 30 cm do chão.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
17/08/2007
Praça da Paz será reinaugurada com o evento Yoga pela Paz
17/08/2007
Curso Intensivo de Tecnologia Canavieira visa bóias-frias e produtores
16/08/2007
Passagem de avião deve ser mais cara? Sim, segundo os britânicos
16/08/2007
Biblioteca empresta livro e não exige devolução
16/08/2007
A cidade não é feia. Basta alterar o modo de olhar
13/08/2007
Após um ano, Rádio Heliópolis volta ao ar
13/08/2007
Descaso: R$ 60 mi gastos no projeto da (não) despoluição do rio Pinheiros
10/08/2007
Médico italiano faz mostra de garrafas mensageiras
10/08/2007
Assim como o de Paris, prefeito de Londres quer tornar a bicicleta um meio oficial de locomoção
10/08/2007
Iluminação pública é campeã de reclamações na cidade
Mais matérias