.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

xi de agosto
23/06/2005
Centros Acadêmicos da USP não apóiam a Escória

Erika Vieira
especial para o GD


Os centros acadêmicos da USP não compartilham do lema “balada, bebida e p-u-t-a-r-i-a” pregado pela Escória, atual gestão do XI de Agosto, centro acadêmico da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

“A Escória já ganhou sendo assim. O problema já vinha desde a carta padrão na qual dava para ver que era uma várzea. Com isso só estourou o que se expressava antes, já eram extremamente preconceituosos até com quem faz movimentos dentro da própria Universidade”, declara Tica Moreno, integrante do centro acadêmico do curso de ciências sociais.

Os estudantes explicam que essa nova gestão faz parte de uma ruptura da tradição instalada na faculdade de direito de sempre estarem envolvidos em questões políticas e sociais. “Existe a tendência das pessoas se individualizarem e se alienarem. A Escória é reflexo disso. As pessoas votaram para negar toda a postura política tida anteriormente”, fala Heitor Pelegrini, membro do Centro Acadêmico Visconde de Cairu da FEA (Faculdade de Economia e Administração). “Isso é decorrência do esvaziamento acadêmico da faculdade”, diz Bruno Hadad, aluno de economia e participante do centro acadêmico.

Quanto ao diálogo entre as entidades estudantis tanto o C.A da FEA e o de Ciências Sócias, quanto integrantes do D.C.E (Diretório Central dos Estudantes) são unânimes em dizer que é difícil conversar com a Escória. “Não é fácil conversar com eles. Uma vez fomos conversar sobre o projeto de levar os calouros que não são de São Paulo para conhecer o centro. Eles não queriam falar sério. Falaram para levar os bixos na São Francisco para pagar cerveja para eles e queriam saber como eram as bixetes”, conta Gustavo Arruda do Visconde de Cairu.

“Desde o começo da campanha os acompanhamos e eles são assim mesmo. Já foram eleitos pelo slogan. Os alunos não assumem a responsabilidade de que seu voto está valendo, vira uma falta de comprometimento político”, fala Vanessa Orban do D.C.E.

   
 
 
 
NOTÍCIAS ANteriores
22/06/2005 Jornal de alunos da USP traz piadas racistas
22/06/2005 Colégio ensina preservação do Rio Tietê à comunidade da Zona Sul
22/06/2005 Nota à sociedade
21/06/2005 Resposta às manifestações de desrespeito dos direitos humanos na Faculdade de Direito da USP
09/06/2005 Fortalecendo ONGs através da comunicação
09/06/2005 ProUni deve elevar inscrições no Enem a 3,5 milhões
08/06/2005 Serra usa verba do CEU para publicidade
07/06/2005 'Colchão social' exclui maioria no Brasil
03/06/2005 Livro aborda questões ambientais que vêm desde o descobrimento do Brasil