HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

GoVERNO
25 /05/2004
Lula diz que não pode recuperar dívida social

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem ao jornal chinês "Diário do Povo" -o maior do país, com 3 milhões de exemplares diários- que não vai conseguir, em quatro anos de governo, resgatar as dívidas sociais do Brasil. "Quando você ganha eleição, percebe que as coisas não acontecem nem no tempo nem com a facilidade que as pessoas acreditam que possa acontecer. Não posso, em apenas quatro anos, recuperar todas as dívidas sociais que foram acumuladas em 500 anos no Brasil. É humanamente impossível."

"Nem os países que fizeram revoluções conseguiram fazer isso em pouco tempo", completou o presidente brasileiro.

A Folha teve acesso à fita da entrevista. Essa resposta de Lula foi dada a uma pergunta sobre se ele, como presidente, ainda achava que teria condições de realizar todos os sonhos da época em que estava lutando pelo bem-estar dos trabalhadores.

Mesmo assim, Lula fez um desafio: "Quando eu terminar o meu mandato, eu quero fazer uma comparação entre o que aconteceu nos meus quatro anos e o que aconteceu no governo dos outros. Não tenho dúvida de que nós teremos um saldo extraordinariamente positivo". Lula ainda fez um auto-elogio à sua política externa e disse que o Brasil ganhou importância no mundo durante o seu governo.

O presidente afirmou estar convicto de que está no caminho certo ao buscar uma aproximação maior com os países em desenvolvimento. "O mundo desenvolvido haverá de olhar [para os países em desenvolvimento] com outros olhos e perceber que nós temos mais influência do que ele imaginava."


As informções são da Folha de S.Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
25/05/2004 Silêncio de Lula decepciona ONGs de direitos humanos
24/05/2004 Família perde renda em áreas metropolitanas
24/05/2004 EUA lançam projeto para jovens em Recife
24/05/2004 Contag quer bolsa de estudo para jovens do campo
24/05/2004
SP tem 3 vigias para cada policial e a maioria deles atua como clandestino
24/05/2004
Carro a gás irregular polui até 8 vezes mais
24/05/2004 Pobre paga mais imposto para consumir
24/05/2004 Ministério vai analisar contrato com ONG acusada de fraude em cursos
24/05/2004
Consumo consciente engatinha no país