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Leia
repercussão da coluna: Aprendiz
de urbanista
Caro
Gilberto,
Sou
professora há 42 anos, com uma trajetória
das mais diversificadas e queria lhe falar sobre as
DCNs, Diretrizes Curriculares Nacionais,que ainda são
um tanto desconhecidas, infelizmente,mas verdadeiros
tratados pedagógicos, realmente norteadores de
maravilhosas propostas de ensino e educação.
Nessas
DCNs, que privilegiam todos os níveis e modalidades
da Ed. Brasileira (ed. infantil, ens. fund., ens. médio,
ed. profissional, ed. de jovens e adultos, etc.) são
colocados como norteadores de suas propostas pedagógicas
os PRINCÍPIOS ÉTICOS, POLÍTICOS
E ESTÉTICOS. Também em suas propostas
pedagógicas, as escolas deverão explicitar
ainda o RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE de alunos, professores,outros
profissionais,da instituição escolar,
da comunidadee diz assim:" desde concepções
arquitetônicas, história da escola,..."
e propõe isso como definidor de formas de consciência
democrática.
Como
pode observar, já está previsto em Lei,
formas de trabalhar com aluno,de educar o olhar das
crianças,de ensinar urbanismo, de ajudar a ver
a feiúra de S. Paulo. O projeto de Guilherme
Almeida Prado é excelente e juntado ao que a
escola já deve colocar na sua Proposta Pedagógica,
melhr ainda.
E
o melhor desse projeto é pensar em " fácil
replicação". Gostaria que sugerisse
ao Guilherme a leitura das Diretrizes Curriculares que
estão no www.mec.gov.br Irá ajudá-lo
em seu projeto.
Um
abraço da "fã de seu otimismo"
Selma Santos
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