HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

24/07/2006 
Amanhã a cidade de São Paulo acordará sem Ouvidor

Erika Vieira

Termina hoje o mandado do Ouvidor Geral do Município de São Paulo, Elci Pimenta Freire. A partir de amanhã a cidade ficará sem Ouvidor por tempo indeterminado, até que haja a escolha do novo sucessor. É como se alguma Secretaria ficasse sem o secretário responsável, já que ao Ouvidor Geral é atribuído o mesmo nível hierárquico do cargo de Secretário Municipal.

Com isso, o cidadão paulistano ficará sem ouvidor. Ele é o representante do cidadão dentro da prefeitura, desempenha o papel de receber e apurar as reclamações da população contra o atendimento ineficiente por parte dos órgãos públicos.Também fiscaliza denúncias de irregularidades cometidas por servidores de qualquer esfera da administração municipal.


Elci Pimenta já cumpriu dois mandados, de dois anos cada. Como a proposta é que se renove o cargo seu sucessor deve ser eleito através de uma lista tríplice elaborada pela Comissão Municipal dos Direitos Humanos. Depois deve ser encaminhada para o prefeito Gilberto Kassab nomear o novo Ouvidor.

”Faço apelo à população, a entidades em defesa dos direitos humanos e à imprensa para continuar a acompanhar as atividades da Ouvidoria e o processo de escolha do ouvidor”, declarou Elci Pimenta, hoje em coletiva.

O processo de escolha dos candidatos deve contar com a participação da sociedade civil por meio de entidades representativas, por isso o colegiado da Comissão Municipal dos Direitos Humanos era composto por membros natos e membros eleitos. Fazem parte dos membros natos o representante do Sindicato dos Jornalistas, Representante da OAB, Ordem dos Advogados de São Paulo, o Secretário de Negócios Jurídicos e o próprio Ouvidor. Os membros eleitos eram compostos por entidades que atuam a favor dos direitos humanos, direitos da mulher, da criança, do adolescente, dos idosos, dos portadores de deficiência e por um Representante da Assembléia Legislativa .

Após o decreto de número 47425 publicado no Diário Oficial, dia 30 de junho (20 dias antes do término do mandato), dois terço do colegiado foi destituído. Hoje é composto apenas pelos os membros natos, perdendo o caráter democrático. “Nos leva a crer que há uma intenção de mudança do perfil da Ouvidoria”, disse Elci se referindo ao perfil independente do órgão. Segundo ele existem dois tipos: o autônomo e o obediente (sem autonomia para instaurar as investigações).

Dia 6 de agosto é o prazo final para a recomposição da Comissão, só depois disso é que será eleito o próximo Ouvidor. “O perfil ideal para o novo Ouvidor é que tenha mais de 35 anos, goste da cidade e que levante seus problemas” conclui Pimenta.

   

 
 
 

ANTERIORES
24/07/2006
Alunos voluntários desenvolvem projeto no sertão de Teresina
19/07/2006 Museus e Teatro de graça para crianças da rede publica durante as férias de julho
06/07/2006 Universitários terão trabalho comunitário revertido em créditos
05/07/2006 Bombeiros e Policiais do mundo todo disputam olimpíada em São Paulo
05/07/2006 Estudantes aproveitam suas férias levando conhecimento a comunidades do Vale do Ribeira
04/07/2006 Prova Brasil não destaca nenhuma escola da capital Paulistana
03/07/2006
SP discute Teatro de Rua
29/06/2006 Um dia para foto nos jardins do Museu do Ipiranga
27/06/2006
Parcerias entre Secretarias criam biblioteca e brinquedoteca em albergues da cidade
22/06/2006 Inclusão digital chega de caminhão
21 /06/2006 São Paulo ganha mais um parque para deficientes físicos
12 /06/2006 Subprefeitura de Santana/Tucuruvi convida empresas a participar de revitalização do bairro