SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
reatech
11/04/2005
Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão
 

Os portadores de deficiência (PPD’s) já estão na expectativa para mais uma edição da Reatech - Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação e Inclusão. A quarta edição do evento, organizado pelo Grupo Cipa Congressos & Feiras Comerciais, com patrocínio da Fundação Selma e promoção e co-organização da Revista Nacional de Reabilitação, será realizada entre os dias 14 e 17 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo/SP. A Feira será aberta ao público em geral, com entrada e transporte gratuito.

Novidades, lançamentos e serviços que transformam a vida dos portadores de deficiência, promovendo maior qualidade de vida e inclusão, fazem parte da Reatech - terceiro maior no mundo e único evento na América Latina voltado às pessoas portadoras de deficiência e pessoas em processo de reabilitação, bem como familiares e profissionais do setor.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, mais de 500 pessoas se tornam portadoras de algum tipo de deficiência, por dia. O último Censo do IBGE, realizado em 2000, revela que 24,5 milhões de pessoas, ou seja, 14% da população do País, são portadoras de algum tipo de deficiência.

A edição 2005 da Reatech contará com a participação de 120 expositores, que reúnem as principais montadoras de veículos, fabricantes de equipamentos e produtos para o dia-a-dia, soluções em adaptação para residências, transporte, tratamentos médicos, próteses, órteses, organizações e instituições que atendem o setor etc. Estas empresas apresentarão as últimas novidades e lançamentos em equipamentos de adaptação e mobilidade, produtos para o bem estar e maior qualidade de vida, livros e publicações diversas, terapias, oferta de empregos, "Home Care", tecnologias de acessibilidade, fisioterapia e muito mais.

Empresas de informática e também associações estarão apresentando as tecnologias disponíveis no mercado para a inclusão digital, voltada para as pessoas com deficiência. É o caso da Terra Eletrônica, que traz um eficaz equipamento para facilitar a vida de muitas pessoas, com visão sub-normal: a Lupa Eletrônica. Formada por uma microcâmera aliada a um circuito eletrônico, amplia em até 40 vezes o tamanho de letras e imagens e reproduz em qualquer monitor ou aparelho de TV.

Além disso, a empresa também desenvolveu quatro tipos diferentes de mouses especiais, compatíveis com computadores PC/Windows, que apresentam todas as funções do mouse padrão, tornando possível o acesso da pessoa portadora de deficiência física aos recursos da informática.

Outra novidade é o Vox Table, produto que auxilia na comunicação de pessoas impossibilitadas de falar. O aparelho é um sistema de reprodução de frases, armazenadas digitalmente no equipamento, o qual é acionado através do toque em um teclado especial de baixo esforço, com figuras ilustrando as funções que serão faladas.

A Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva) traz novidades para demonstrações diversas, em seu estande, como computador equipado com software de voz Virtual Vision; máquina de estenotipia, acoplada a um computador equipado com programa de voz; impressora Braille; máquina de escrever Braille etc.

As informações são do Instituto Ethos.

notícias ANTERIOREs:
11/04/2005 Titular da Cultura deixa cargo e critica Serra
08/04/2005 Projeto municipal incentiva alunos a conhecer a cidade
08/04/2005 Sumaré com pista fechada para lazer no domingo
07/04/2005 Serra impõe limites a caminhões
07/04/2005 Cursinho oferece 1.480 vagas para alunos de baixa renda
06/04/2005 Sociedade civil assumirá administração da Pinacoteca do Estado
06/04/2005 Pinotti quer ajuda de empresários
31/03/2005 CET interdita rua do centro de SP para obras da prefeitura
31/03/2005 Vila Madalena irá ganhar apresentação de grupos circenses
31/03/2005 Prefeitura reativa Lei do Fomento