SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

espaço cultural
20/12/2004
Teatro São Bento reabre após reforma de R$ 500 mil

O centenário Teatro São Bento reabre com metas ambiciosas. Além de servir às atividades letivas e extracurriculares do Colégio e da Faculdade de São Bento, a casa pretende sediar concertos internacionais de música de câmera, e ainda abrigar uma programação regular de espetáculos teatrais de qualidade.

Orçada em R$ 500 mil, e custeada por anônimos doadores privados, a obra, iniciada em julho, ainda estava em pleno andamento na última sexta-feira, quando a Folha visitou o teatro. Com projeto do arquiteto Afonso Risi, a reforma aumentou o pé direito do palco e recuperou uma característica do início do século 20 (a casa é de 1903) que havia se perdido: o arco trabalhado que cobre a boca de cena de sete metros.

Devido à trepidação causada pela linha de metrô, teve de ser feito um trabalho de isolamento acústico. Também para melhorar a sonoridade, foram colocados no teto rebatedores de vidro.

Todo esse cuidado com a acústica, mais a capacidade da sala (são 380 poltronas vermelhas, contra os mais de mil lugares de locais como Sala São Paulo, Municipal e Cultura Artística), a facilidade de acesso por transporte coletivo e uma localização mais central do que os espaços Promon e BankBoston fazem pensar em sua utilização para música de câmera.

Embora, no concerto de Meneses, ainda seja utilizado um piano alugado, a aquisição de um Steinway de concerto está entre os planos da casa, que busca patrocinador para uma alentada temporada de concertos internacionais para 2005.

São oito as atrações agendadas para o ano que vem, começando com o Trio Mendelssohn, de Berlim, em abril, e fechando com o Coro de Câmera de Praga, em dezembro, e destacando, em junho, o Conjunto de Câmera da conceituada Academy of St. Martin in-the-Fields, e os Solistas de Câmera de Salzburgo, em outubro/novembro. Também estão previstas aparições das Cordas de Budapeste (maio), Quarteto David, de Milão (agosto), Orquestra de Câmera do Kremlin (setembro) e Black Light Theatre Metro (novembro).

Com camarins reformulados e uma nova estrutura de som e luz, a casa também ambiciona sediar espetáculos teatrais. "O principal critério vai ser a qualidade", explica o monge dom Carlos Eduardo Uchôa Fagundes Júnior, reitor do Colégio e da Faculdade de São Bento. "A idéia é buscar uma integração entre as atividades internas e pedagógicas do teatro, como palestras, conferências e work- shops, e suas atividades externas. O teatro será um centro irradiador de cultura, com cursos que farão pontes entre música, estética, filosofia, história, literatura, dança, teatro e artes plásticas". (IFP)


As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

   
 
 
 

notícias ANTERIOREs:
17/12/2004
Marta suspende Renda Mínima
17/12/2004
Prefeitura não poderá criar faculdade
16/12/2004
Comissão define Réveillon na Paulista após 3 dias de planejamento
15 /12/2004
Martinelli abrigará centro cultural
14 /12/2004
Auditório do Ibirapuera pronto
14 /12/2004
Prefeitura e Estado farão Réveillon juntos
13 /12/2004
Pires da Costa quer manter Bienal de São Paulo gratuita
13 /12/2004 CEUs terão cursinhos gratuitos no ano que vem
13 /12/2004
Réveillon na Paulista depende do aval da Prefeitura