SÓ SÃO PAULO
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Bilhete único
25 /05/2004
Empresas já reduzem valor do vale-transporte em SP

Um dos impactos significativos do bilhete único na vida dos paulistanos será no vale-transporte fornecido pelas empresas -e que representa 1,2 milhão de passageiros do transporte coletivo.

Até hoje, além de servir de pagamento de ônibus e lotações, ele vinha servindo como uma moeda paralela, que poderia ser usada em postos de gasolina ou vendida em barracas de camelôs nas proximidades de terminais, estações de metrô e de trem.

O cartão magnético municipal tende a praticamente acabar com essa prática, conforme já foi verificado em municípios do país que implantaram sistemas de bilhetagem eletrônica. As transações no mercado paralelo se tornam arriscadas, já que, além da dificuldade para saber os valores disponíveis -algo que será possível com a implantação de terminais de consulta-, os vales são pessoais.

Empresas que fazem um serviço terceirizado de fornecimento dos bilhetes (e que hoje são responsáveis por 75% do mercado de vale-transporte), como a VB e a Smart, alegam ainda que os empregadores estão reduzindo em até 30% os custos com esses benefícios.

A razão é simples: quem fornecia duas conduções de ônibus por viagem aos funcionários já está dando somente um bilhete único. "O vale-transporte deixa de ser um complemento salarial, mas fica muito melhor para as empresas", afirma André Martins, diretor-executivo da VB, que pretende fornecer 350 mil cartões no mês que vem.

Segundo ele, os empregadores gastam hoje no benefício de 10% a 20% do valor do salário de quem recebe vale-transporte. A redução das despesas, com a implantação da tarifa de R$ 1,70 válida por duas horas, deve variar de 8% a 30%, dependendo do caso.

O diretor de tecnologia da Smart, Milton Carlos Eliseu, diz que tem recebido contatos de até 50 empresas por dia em razão do lançamento do bilhete único.

 

As informações são da Folha de S.Paulo.

 
 
 

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