Finalistas do Prêmio Empreendedor Social apresentam projetos a executivos de marketing; líderes sociais participam da Bolsa dos Valores, que reúne empresas e organizações sociais em feira em São Paulo

CÁSSIO AOQUI
DA FOLHA DE S.PAULO


Evento Unomarketing - Feira e Seminário Internacional de Marketing Sustentável, que aconteceu entre 2 e 4 de junho na Fecomercio (SP)

O que pode resultar da junção de 16 organizações sociais altamente inovadoras em um mesmo lugar?

A resposta é alentadora: muitas novidades com forte impacto social direto.

É isso o que encontraram os visitantes da feira de marketing sustentável Unomarketing, que teve como destaque a Bolsa dos Valores, espaço idealizado pela ONG Viva e Deixe Viver em que, em parceria com a Folha de S.Paulo e a empresa de eventos Sator, finalistas e vencedores do Prêmio Empreendedor Social apresentaram projetos a potenciais financiadores, com o objetivo de vender cotas de patrocínio para reforçar sua sustentabilidade.

As organizações participantes neste ano foram: Agência Mandalla (PB), Aliança Empreendedora (PR), Associação da Anemia Falciforme (SP), CPCD/Araçuaí Sustentável (MG), Instituto Criar (SP), Instituto Esporte & Educação (SP), Projeto Casa da Criança (PE), Ecocentro Ipec (GO), Lua Nova (SP), Papel de Gente (SP), Projeto Maria de Barro (MG), Projeto Quixote (SP), Projeto Saúde e Alegria (AM), Terra Nova (PR), Turma do Bem (SP) e Viva e Deixe Viver (SP).

"É uma oportunidade especial fazer parte dessa iniciativa, tendo a possibilidade de expor nosso trabalho num mercado tão importante como é São Paulo", disse o mineiro Vinicius Martins Ferreira, fundador do Projeto Maria de Barros e finalista do Prêmio Empreendedor Social 2007. "Quando nos encontramos, sempre temos ideias de trabalhos conjuntos", completou sua "vizinha" de estande, a finalista do concurso em 2006 Patrícia Chalaça, mentora do Projeto Casa da Criança, que, entre um coffee break e outro, já esboçava nova parceria com Valdir Cimino, do Viva e Deixe Viver.

Agência Mandalla agora trabalha toda a cadeia produtiva

Conhecida pela criação de uma tecnologia social que facilita a produtividade rural e a fixação do homem no campo, com geração de renda por meio das hortas Mandalla, a entidade lançou a marca Mandalla e agora trabalha toda a cadeia produtiva, da produção à comercialização dos alimentos. Outro destaque: em um projeto no Pará, capacita 1.500 jovens carentes para se tornarem empreendedores de negócios sustentáveis. Mais informações em www.agenciamandalla.org.br.

Aliança Empreendedora estrutura novos negócios sociais

Liderada pelo curitibano Rodrigo de Mello Britto, a Aliança Empreendedora aposta suas fichas na estruturação de três novos negócios sociais: a Impulso, portal para anjos investidores voltado ao crédito para o empreendedor; a Saga, que oferece acesso a conhecimento e informação; e a Orgui, um portal de compras corporativas. Mais informações em www.aliancaempreendedora.org.br.

Associação da Anemia Falciforme busca voluntários

A Associação da Anemia Falciforme, liderada pela empreendedora social Berenice Kikuchi, investe no projeto "Uma Criança com Anemia Falciforme Pode Sorrir - Doe um Sorriso", como forma de educar e prevenir contra a doença. Para tanto, buscam parceiros e voluntários de áreas diversas (psicólogos, enfermeiros, comunicação etc.). Mais informações em www.aafesp.org.br.

Projeto Casa da Criança festeja seus dez anos

Quando criou o Projeto Casa da Criança, a arquiteta Patrícia Chalaça não tinha ideia de que, dez anos depois, seus sonhos virariam realidade em 16 Estados, com fortes parcerias intersetoriais, entre as mais de 20 mil empresas parceiras em todo o país, além de ONGs e órgãos do setor público. Por essa razão comemorará, no dia 1o de outubro, os seus dez anos com representantes dos três setores. Mas não para por aí: está lançando o Programa Cia. dos Anjos, em que mobilizará novas categorias profissionais das áreas da educação, saúde, esportes, lazer e arte/cultura por meio de nova metodologia social, a fim de melhorar o atendimento das crianças nas casas espalhadas pelo Brasil. Para isso, busca parceiros no Sudeste, no Centro-Oeste e no Sul do país. Mais informações em www.projetocasadacrianca.com.br.

Ecocentro Ipec 'invade' as escolas públicas

Depois de desenvolver e replicar dezenas de tecnologias sociais baseadas na permacultura, o empreendedor social André Soares, líder do Ecocentro Ipec, agora leva todo esse conhecimento a quem é fundamental na construção do futuro do Brasil: crianças e jovens estudantes de escolas públicas. O primeiro passo do programa Habitat - Escola Sustentável é derrubar paradigmas e, literalmente, os tetos dos pátios, para que os alunos passem a ter aulas a céu aberto -onde constroem juntos uma nova educação. Já a todo o vapor em Pirenópolis (GO) e com expansão no Vale do Jequitinhonha, em parceria com o CPCD, de Tião Rocha, o programa negocia atualmente sua chegada a São Paulo. Mais informações em www.ecocentro.org.

Instituto Criar fecha novas parcerias

Criado pelo apresentador de TV e empreendedor social Luciano Huck, o Instituto Criar acaba de fechar com o Hopi Hari parceria para sua oficina de cenografia, e com o Grupo ABC, para a de criatividade e expressão. Agora busca apoio para as turmas de figurino, animação, vídeos interativos, áudio e iluminação. Paralelamente, sua produtora social oferece vídeos institucionais na área social realizada por aprendizes formados pelo Criar. Mais informações em www.institutocriar.org.

Instituto Esporte & Educação lança rede feita de garrafas PET

O Instituto Esporte & Educação, liderado pela ex-capitã da seleção brasileira de vôlei e finalista do Prêmio Empreendedor Social 2006, Ana Moser, desenvolveu uma rede para a prática do esporte feita de garrafas PET. O material é confeccionado por jovens atendidos pelo instituto que, com a venda do produto a escolas e prefeituras, passam a ter uma renda garantida. Mais informações em: www.esporteeducacao.org.br.

Lua Nova cria bolsa fashion de retalhos

As meninas da Lua Nova, organização fundada pela empreendedora social Raquel Barros, já tem um novo sucesso de vendas: seus modelos de bolsas de retalho fashion. Enquanto novos produtos sociais são desenvolvidos, a entidade não descuida da qualificação: acaba de fechar parceria com o Senai para capacitar e certificar mulheres, inicialmente em costura industrial, mas com planos de expansão para modelismo, entre outros cursos. Mais informações em www.luanova.org.br.

Projeto Maria de Barro lança campanha de proteção ao solo

De campanhas em prol da água, da flora, da fauna e da floresta, entre tantas outras, todo mundo já ouviu falar. Mas do solo, importante nas mesmas proporções, ninguém escuta. Ciente disso, o empreendedor social Vinicius Martins Ferreira lançou a "Campanha de Mobilização Social pelo Solos", um movimento socioeducativo sobre a importância do solo como recurso natural, econômico, social, cultural e histórico, além da responsabilidade de cada um para sua conservação e preservação. A entidade dará cursos e workshops a profissionais, jovens e crianças acerca do tema. Mais informações em www.projetomariadebarro.org.br.

Papel de Gente amplia Clube de Indicadores de Sustentabilidade

Além de pessoas jurídicas, agora as pessoas físicas também poderão fazer parte do Clube de Indicadores de Sustentabilidade, desenvolvido pela empreendedora social Eliane Tiezzi, mentora da Papel de Gente. Por meio do clube, as empresas têm obtido informações cruciais sobre a sustentabilidade de todos os seus funcionários. A organização pretende também aumentar sua atuação em termos de atendimentos: dos atuais 56 pacientes por mês para 260. Para tanto, negocia cotas de patrocínio. Mais informações em www.papeldegente.org.br.

Projeto Quixote cria cartões profissionais de PET

Para aumentar a sustentabilidade financeira, o Projeto Quixote, do empreendedor social Auro Lescher, desenvolveu uma linha de brindes sustentáveis produzida pelas mães dos jovens atendidos pela organização. Entre os destaques está um cartão profissional feito de PET reciclado, uma forma de promover a sustentabilidade até na hora do networking. Outra novidade é a Agência Quixote Spray Arte, em que meninos e meninas carentes aprendem arte e personalizam fachadas de empresas. Mais informações em www.projetoquixote.org.br.

Projeto Saúde & Alegria quer levar qualidade de vida a mais ribeirinhos

Vencedor da primeira edição do Prêmio Empreendedor Social, em 2005, Eugenio Scannavino quer abrir horizontes na amazônia -sem desmatar, claro. Para isso, usará a tecnologia social desenvolvida pelo Saúde & Alegria no barco Abaré para levar educação e saúde a mais vilarejos de populações ribeirinhas no Norte do país. Hoje já são 170 comunidades com 14 mil pessoas atendidas pela "tripulação" capitaneada por Eugênio e seu irmão, Caetano. Mais informações em www.saudeealegria.org.br.

Terra Nova busca parceiros na área social

O advogado André Albuquerque, vencedor da última edição do Prêmio Empreendedor Social por seu trabalho à frente da Terra Nova, visa agora fechar o ciclo da regularização fundiária sustentável por meio de parcerias com organizações que atuam na área social. Busca, assim, entidades com know-how em trabalhos com diversos públicos (crianças a idosos) e áreas de atuação (saúde, educação, ambiente etc.) para serem introduzidos nas comunidades em que atua por todo o país. E as novidades não param: o empreendedor, que acaba de ser tema de documentário da TV alemã DW (Deutsche Welle), recebeu nesta semana proposta para iniciar seu trabalho em Cariri, no interior de Pernambuco. Mais informações em www.terranovarf.com.br.

Turma do Bem lança o programa Dentista Verde

Considerado o primeiro programa do tipo voltado a uma categoria profissional, a Turma do Bem, do dentista Fabio Bibancos, deu início a uma campanha de conscientização ambiental com seus 5.000 odontologistas afiliados, que recebem um manual para avaliarem seus impactos -do descarte de luvas e amálgamas ao uso da água- e instruírem seus pacientes a pensar verde. Os profissionais coletam as escovas de dente usadas dos atendidos -que, futuramente, farão parte de uma instalação artística. O projeto piloto começou em São Paulo, e a entidade busca parceiros para expandir Brasil afora. Mais informações em www.turmadobem.org.br.

Viva e Deixe Viver terá documentário

A Associação Viva e Deixe Viver, do publicitário Valdir Cimino, mentor do espaço Bolsa dos Valores, capta recursos para a produção de um documentário sobre a atuação do Viva. Também desenvolveu vários projetos ligados à produção de livros de literatura e mantém os cursos de contação de história para funcionários de empresas. Mais informações em www.vivaedeixeviver.org.br.

Quem é empreendedor Social?

É aquele que descobre falhas do setor público ou privado e busca parcerias e recursos financeiros para colocar em prática idéias que provocam mudanças sociais efetivas para a sociedade.

Qual é o perfil de um empreendedor social?

Empreendedores sociais têm múltiplos perfis. Eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas e também podem atuar no setor privado.

Se é uma pessoa física, pode, por exemplo, ter descoberto um produto novo que tenha alcançado grande impacto social.

Em caso de pessoa jurídica, o empreendedor social mais comum é o líder de uma ONG. Como não há restrições a empresas que tenham fins lucrativos, o candidato pode também estar à frente de uma cooperativa ou de uma empresa social, desde que predomine o esforço para a criação de valores sociais e ambientais e que o retorno financeiro seja um meio para esse fim.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook