Alunos do Instituto Rumo Náutico vencem regata Cidade do Cabo - Rio

DE SÃO PAULO

Quatro alunos do Instituto Rumo Náutico/Projeto Grael, presidido por Axel Grael, finalista do Prêmio Empreendedor Social 2010, venceram a regata Cidade do Cabo - Rio 2011. A competição teve início no dia 15. A equipe brasileira, formada por Samuel Gonçalves, Allan Tavares, Hallan Batista e Alex Sandro Mattos, fez parte da tripulação do veleiro "After You".

Além da agenda de preparação do barco e treinamentos, os atletas tiveram uma programação cultural, que incluiu uma integração com os velejadores de uma organização local similar ao Projeto Grael, a Fundação Izivunguvungu (que significa "rajada repentina").

O iatista Torben Grael, medalhista olímpico e um dos fundadores do Instituto Rumo Náutico, conheceu os dirigentes da instituição sul-africana durante a regata de volta ao mundo.

Desse primeiro contato resultou a atual parceria, que conta com o apoio do Royal Cape Yacht Club, do Consulado do Brasil na Cidade do Cabo e das empresas Wellstream e G-Comex.

"No momento, a Izivunguvungu está fazendo as honras da casa para a nossa equipe na África do Sul. Quando os barcos chegarem ao Rio de Janeiro (início de fevereiro), será a vez do Projeto Grael ser o anfitrião dos velejadores da Izivunguvungu", conta Axel em seu blog.

Renato Stockler/Na Lata
Legenda: Samuel Gonçalves, ex-aluno do Projeto Grael Crédito: Renato Stockler/Na Lata
Samuel Gonçalves, líder da equipe do Projeto Grael

Em um dos post do blog, Samuel, líder da equipe brasileira, descreveu a rotina dos jovens.

"O nosso dia começou as 8h, quando fomos correr com a tripulação. Como nem todos tínhamos tênis adequados, fomos a uma praia muito bonita aqui perto. E isso foi muito bom, pois agora iremos correr cada dia em uma praia diferente para conhecermos a cidade."

"Voltamos ao clube onde tomamos um bom café da manhã e vimos um visitante inusitado: um leão-marinho subiu em um dos píeres para tomar sol. Foi muito legal, tiramos foto e filmamos ele fazendo posse."

"Esperamos um membro da nossa equipe que estava trabalhando e fomos velejar! O barco se mostrou muito forte e rápido. A intenção de hoje foi só ver se estava tudo funcionando. Terminamos a velejada só depois do pôr do sol, por volta das 21h30."

"Estamos bem, felizes, com bons e experientes velejadores a bordo, tem bastante vento, o barco é muito bom, estamos mandando um grande abraço para todos aí no Brasil que tornaram isso possível e que estão torcendo para tudo dar certo conosco."

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook