Noisinho da Silva promove oficina para fabricação de cadeiras a crianças com deficiência

DE SÃO PAULO

O Instituto Noisinho da Silva, fundado pela designer Érika Foureaux, finalista do Prêmio Empreendedor Social 2009, promove nos dias 4 e 5 a Oficina da Ciranda, no Senai Roberto Simonsen, em São Paulo.

A Oficina da Ciranda é um evento inclusivo no qual as famílias de crianças deficientes aprendem a desenvolver uma cadeirinha para retificação postural. O aparelho oferece controle de tronco e cabeça, possibilita o sentar no chão de forma segura e confortável, além de prevenir atrofias musculares, problemas gástricos e respiratórios.

Cada família recebe sua Ciranda, ou seja, a cadeira, após a oficina. Enquanto os pais fazem o equipamento, as crianças se divertem em uma oficina cultural com animadores e recreadores.

Para a presidente do Noisinho da Silva, Maria Gezica Valadares, "a doação final é fruto do trabalho e da responsabilidade dos pais diante da busca de solução para os problemas enfrentados por seus filhos deficientes".

Ela resume as oficinas em "alegria, lazer e trabalho na fabricação de um produto que melhora a qualidade de vida das crianças, especialmente aquelas carentes que não podem adquirir equipamentos adequados".

LIVRO

Érika Foureaux ministra a oficina e leva a crianças carentes um produto que já é comercializado em escala industrial e está no livro "1000 Product Designs Form, Function, and Technology from Around the World", que acaba de ser lançado pelo designer Eric Chan.

"O livro é uma referência para estudantes e profissionais de design no mundo. É um privilégio ter a Ciranda reconhecida internacionalmente. É o primeiro produto brasileiro de design industrial que apresenta solução para a inclusão de crianças deficientes. É um reconhecimento ao design sistêmico. E é um privilégio poder levar a ciranda para famílias carentes", afirma Érika.

As Oficinas da Ciranda acontecem desde 2007 e já beneficiaram mais de 500 crianças carentes e suas famílias. Em 2010, foram realizadas oficinas em cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e, agora, em São Paulo, todas com o patrocínio de Eletrobrás Furnas.

Em São Paulo, o evento tem parceria da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Lar Escola São Francisco e do Senai.

OFICINA DA CIRANDA
Onde: Senai Roberto Simonsen (rua Monsenhor Andrade, 298, Brás, São Paulo)
Quando: 4 e 5 de dezembro, das 8h às 18h
Quanto: grátis
Inscrições: na Apae (0xx11 5080-7047) ou no Instituto Noisinho da Silva (0xx31 2552-7812 ou 9621-5092)

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook