Ismael Ferreira, o baiano que não teve medo do sertão virar tapete

DENISE RIBEIRO
DA FOLHA DE S.PAULO

Martha Wille, a empreendedora social que tirou a fábrica de macarrão de seu pai da falência com a produção de orgânicos, sem glúten, capacitando e empregando, na grande maioria, mulheres de áreas rurais pobres da Bolívia

Ele poderia ter sido mais um retirante que abandona o sertão para procurar uma nova vida na cidade grande. Mas não foi. A mochila nas costas Ismael Ferreira só colocou para buscar alternativas para enfrentar a seca na cidade onde nasceu: Valente _situada a 230 km de Salvador (BA).

Quando menino, Ismael foi ignorado pelos colegas porque ia para a escola no lombo de um jegue. Mesmo assim, ele não deixou os estudos. Em Feira de Santana (BA), ele cursou contabilidade. Lá, descobriu que a maior parte do lucro que os agricultores de sua região conseguiam ficava na mão de atravessadores. Indignado, decidiu voltar para sua terra para lutar contra a exploração de sua gente.

Conscientizando agricultores, ele fundou a Apaeb (Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira) - uma cooperativa, criada em 1980, que emprega mais de 900 pessoas e comercializa tapetes e carpetes para a Europa a partir da fibra de sisal produzida por cerca de 1.200 agricultores.

Ele também construiu uma escola familiar agrícola, onde meninos da zona rural passam uma semana, em tempo integral, aprendendo teoria e prática da agricultura e pecuária do semiárido, e outra em casa, ensinando o que aprenderam aos pais.

Mas ele fez mais pela cidade de Valente: Ismael também produz queijo e iogurte a partir do leite de cabra de 200 produtores da região. Reflorestamento com plantas nativas da região, combate à seca com a construção de cisternas, microcrédito para pequenos investidores, internet gratuita e um supermercado, onde os produtos são vendidos a preços pouco acima do de custo, também são outras invenções de Ismael.

E por essas atitudes que esse homem de fibra, ou melhor, da fibra [do sisal] é conhecido no mundo. Saiba mais sobre esse Empreendedor Social de Destaque, da Fundação Schwab, acessando o site www.apaeb.com.br.

Quem é empreendedor Social?

É aquele que descobre falhas do setor público ou privado e busca parcerias e recursos financeiros para colocar em prática idéias que provocam mudanças sociais efetivas para a sociedade.

Qual é o perfil de um empreendedor social?

Empreendedores sociais têm múltiplos perfis. Eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas e também podem atuar no setor privado.

Se é uma pessoa física, pode, por exemplo, ter descoberto um produto novo que tenha alcançado grande impacto social.

Em caso de pessoa jurídica, o empreendedor social mais comum é o líder de uma ONG. Como não há restrições a empresas que tenham fins lucrativos, o candidato pode também estar à frente de uma cooperativa ou de uma empresa social, desde que predomine o esforço para a criação de valores sociais e ambientais e que o retorno financeiro seja um meio para esse fim.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook