Barry e Andrea Coleman levam remédios e saúde aos povos da África

DENISE RIBEIRO
da Folha de S.Paulo

No mundo desenvolvido, medicina de ponta, hospitais tinindo de novos, exames sofisticados. Nos países pobres, 30 mil crianças com menos de cinco anos ainda morrem todos os anos de doenças tratáveis, como diarréia. Simplesmente porque insumos básicos de saúde - vacina, soro, preservativos - mal alcançam a população. Muitas vezes porque não há sequer estradas decentes para transportá-los. Essa é a realidade da África. Ruas esburacadas, obstáculos intransponíveis para carros, locais de difícil acesso. Tudo isso os agentes de saúde do Zimbábue enfrentam para cuidar dos doentes nos mais esquecidos recantos do país africano. Com a diferença de que fazem isso de moto, graças à Riders for Health, fundada em 1988 no Reino Unido. De lá, o casal Barry e Andrea Coleman - ele, jornalista; ela, esportista - coordena toda a logística para que 900 motoqueiros entreguem remédios às comunidades carentes. O índice de mortes banais, inclusive por malária, caiu drasticamente entre os 11 milhões de pessoas beneficiadas pela organização. O serviço é rápido, prático e ameniza a vida de quem é paciente terminal.

Acesse www.riders.org e saiba mais sobre Barry and Andrea Coleman, "Empreendedores Sociais de Destaque" da Fundação Schwab.

Quem é empreendedor Social?

É aquele que descobre falhas do setor público ou privado e busca parcerias e recursos financeiros para colocar em prática idéias que provocam mudanças sociais efetivas para a sociedade.

Qual é o perfil de um empreendedor social?

Empreendedores sociais têm múltiplos perfis. Eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas e também podem atuar no setor privado.

Se é uma pessoa física, pode, por exemplo, ter descoberto um produto novo que tenha alcançado grande impacto social.

Em caso de pessoa jurídica, o empreendedor social mais comum é o líder de uma ONG. Como não há restrições a empresas que tenham fins lucrativos, o candidato pode também estar à frente de uma cooperativa ou de uma empresa social, desde que predomine o esforço para a criação de valores sociais e ambientais e que o retorno financeiro seja um meio para esse fim.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook