Bart Weetjens treina ratos para detectar minas terrestres e tuberculose

DENISE RIBEIRO
da Folha de S.Paulo

Cachorros farejadores de drogas são comuns. Mas ratos treinados para detectar minas terrestres parece coisa de ficção científica. Pois na África os bichinhos fazem um trabalho tão eficiente que são chamados de heróis. O responsável por essa façanha é o belga Bart Weetjens, engenheiro que virou monge e desde pequeno nutre um afeto especial por roedores. Por isso resolveu dar a eles uma função humanitária, fundando a Apopo. A organização, que nasceu em 2000 na Tanzânia e atua também em Moçambique, enfrenta um dos mais graves desafios internacionais: descobrir e detonar minas escondidas, que causam de 10 mil a 20 mil acidentes por ano. Calcula-se que existam 55 milhões delas no solo de 84 países e que sejam necessários 500 anos para desarmá-las. Os super ratos não são feras apenas no quesito minas. Eles também fazem diagnóstico de tuberculose, doença que ainda mata 1,6 milhões de pessoas todos os anos ao redor do mundo. Em 7 minutos examinam 40 amostras, tarefa que requer um dia de trabalho dos laboratórios. Espertinhos, né?

Saiba mais sobre o trabalho de Bart Weetjens, Empreendedor Social de Destaque da Fundação Schwab, no link www.apopo.org.

Quem é empreendedor Social?

É aquele que descobre falhas do setor público ou privado e busca parcerias e recursos financeiros para colocar em prática idéias que provocam mudanças sociais efetivas para a sociedade.

Qual é o perfil de um empreendedor social?

Empreendedores sociais têm múltiplos perfis. Eles podem ser pessoas físicas ou jurídicas e também podem atuar no setor privado.

Se é uma pessoa física, pode, por exemplo, ter descoberto um produto novo que tenha alcançado grande impacto social.

Em caso de pessoa jurídica, o empreendedor social mais comum é o líder de uma ONG. Como não há restrições a empresas que tenham fins lucrativos, o candidato pode também estar à frente de uma cooperativa ou de uma empresa social, desde que predomine o esforço para a criação de valores sociais e ambientais e que o retorno financeiro seja um meio para esse fim.

Leia Também

Mais
Realização Folha de S.Paulo Fundação Schwab
Patrocínio Caixa
Apoio Estratégico Sitawi
Apoio Artemísia Folha Online The Hub UOLSator
Divulgação Ashoka CEATS - Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor Instituto Ethos GIFE IATS - Instituto de Administração para o Terceiro Setor P&B Comunicação
O que é | Premiações | Fundação Schwab | Perguntas Frequentes | Links úteis | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site

Entrelinhas Sociais

Exposição inédita em São Paulo mostra o dia a dia dos Médicos Sem Fronteiras

Plataforma NextBillion pretende explorar a conexão entre desenvolvimento social e mercado

Carreta da Saúde atenderá população de Cajati (SP) durante o Carnaval

Empreendedor Social 2010

Regulamento

Empreendedor Social de Futuro

Regulamento


Compartilhe

twitter

Twitter

facebook

Facebook